8 Tiny cabanas para inspirar sua alma

Imagem
Na esteira das mudanças de anseios pelas quais passa a humanidade, vemos o incremento das chamadas " tiny houses ". Tiny vem do inglês muito pequeno, e assim foram batizaram casas ou cabanas com pouquíssimo espaço e muito aproveitamento. Seja para casas de veraneio, espaço de trabalho ou mesmo para residir, a experiência de viver apenas com o indispensável, parece ser das tendências mais interessantes dos tempos atuais. Até porque contrapõem de maneira bastante enfática toda uma sociedade de excessos em consumo e usos. Separei aqui 8 exemplos de tiny cabanas que são altamente inspiradoras para alimentar essa ideia de forma prática. Muitas delas são vendidas como forma pré-fabricada.  A primeira delas é  aVOID . Com 8 metros quadrados, o jovem arquiteto Leonardo di Chiara projetou uma pequena casa, inspirada em barcos de sua infância.   Pode ser acoplada a um trailer e, por meio de dobragens consegue múltiplas possibilidades de uso. E ainda conta com um mirante/janela na parte

Estacionamento que privilegia áreas verdes

Projeto de estacionamento que mantém areas verdes
Por mais que optemos pelo transporte público e/ou bikes em nossas cidades, ainda não podemos prescindir do carro. E com ele surge um dos maiores gargalos de nossas metrópoles: o estacionamento. Quem não passou pelo imenso problema de conseguir vagas? Quem não vê imensos edifícios só para estacionar nossos veículos nas zonas centrais? Pois foi uma solução de estacionamento, vencedora de um concurso, que me chamou a atenção como uma solução que consegue manter áreas verdes em uma cidade que se gaba de suas áreas abertas.  

O partido do estúdio enota criou dois níveis de estacionamento, mas de maneira a manter o espaço com a sensação de áreas verdes, tão caras à cidade eslovena de Velenge. O centro da cidade é uma zona de pedestres, a cidade é cheia de espaços verdes e por isso a necessidade de que as zonas de estacionamento de carros, ainda necessárias, sejam racionalmente equilibradas no espaço urbano. 

A área de estacionamento proposta tem espaços públicos como um palco para eventos públicos no telhado, banheiros públicos e uma área de guarda de carros cercada de painéis de mental ondulados que servem para não apenas esconder os carros, mas também para se enquadrar ao meio ambiente, com as usas sombras. Uma solução interessante que ao mesmo tempo em que tem a função necessária de guarda dos veículos, consegue não fazê-los o ponto focal mais importante na proposta. Me lembrou essa solução de praça sobre estacionamento.

 
Fonte: Inhabitat





 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura