Iluminação pública inovadora mais barata e sustentável

Iluminação pública mais barata e mais sustentável ? É o que nos apresenta esse produto desenvolvido por uma empresa em colaboração com a Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha.

Iluminar ruas e locais públicos sem depender da geração de eletricidade convencional é o que promete o Eolgreen F 104. Como? Usando postes com energia solar e turbina de vento (a partir de brisas de 1,7 m/s segundo os seus fabricantes). A promessa é uma redução de cerca de 20% do custo em relação à energia convencional.

Segundo o site da empresa a turbina eólica trabalha com uma potência máxima de 400 Watts e é feita com materiais resistentes que se auto limpam.
Se consegue a iluminação através de um gerenciamento de fluxos entre a turbina eólica, os painéis solares, a bateria de lítio (autonomia de 3,5 noites consecutivas) e a luminária.

Achei um sistema bem interessante. Tomara que funcione a contento. Resolveria muitos problemas, especialmente em áreas de difícil acesso de energia convencional. Além de significar uma considerável economia ao poder público.   

A conferir.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros