9 Escadas que são mais que circulações verticais

Escadas. Confesso que eram uma dor de cabeça para resolver na faculdade. Não pensem que colocar degraus e projetar algo que una andares é coisa fácil. Primeiro ela exige uma série de cálculos. Segundo ela exige uma funcionalidade para que não seja um espaço perdido. Terceiro, ela exige muita criatividade para que não caia no lugar comum.

Então, que tal algumas inspirações de como escadas podem ser bem mais que circulações verticais....
Fonte
1)A ideia é super interessante e usa a famosa solução Santos Dumont de usar cada pé um um degrau. Algumas vezes peca por não ser muito confortável, mas economiza espaço e pode ser uma solução em locais em que ele seja escasso. Eu procuraria começar a subida pelo pé direito, mas é uma crença minha....Gosto da solução que usa os caixotes como estrutura. Ela vira quase uma estante aberta. AQUI mais alguma ideias para espaços pequenos.

Fonte
2)Escadas que são tão estantes que nem parecem escadas. Na verdade interessantes como solução espacial mas tenho receios de escadas sem corrimão. Sim, sei que são mais bonitas. Mas penso nas crianças e idosos. E adultos mais apressados. Uma queda de escada pode ser bem desagradável. Para idosos pode ser fatal já que a mortalidade resultante de quedas não é desprezível. Pense nisso ao optar por essas soluções.
Fonte
3)Uma solução espacial que é o inverso da anterior. Deixa livre a parte inferior e cria um espécie de treliça que serve de proteção e delimita, mas não fecha, o espaço. O aproveitamento para guardar coisas é menor, mas me agrada mais.
Fonte
4)Podemos pensar em soluções que unam prateleiras e a segurança dos corrimãos. Gosto do conceito, talvez mudasse um pouco a forma. Mas fica a sugestão. 
Fonte
5)Seja unindo pavimentos ou camas, essa ideia de fazer uma escultura de gavetas sempre fica muito interessante.

Fonte
6)Não sabe o que fazer com o vão livre da escada existente? Que tal uma garagem para as bikes? Elas formam um efeito muito bacana, não acham?
Fonte
7)Uma escultura? Uma área de trabalho? Uma estante? Uma escada? Tudo isso! E de uma forma bem inusitada.
Fonte
8)Mas não pensem que uma escada velha deva ser descartada. Olhem como essa ficou linda servindo de estante nesse banheiro.

9)Finalizando com uma solução para quem acha que já viu tudo sobre aproveitamento de paredes de escadas. #SQN.  Uma estante super diferente de livros! Com a vantagem de favorecer não apenas a leitura, como o movimento de subir e descer escadas.

Quer ver outras soluções de escadas? Clique AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros