Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Transformando garrafa PET em papel com processo rápido e barato

Reciclar garrafas PET usadas e evitar mais desmatamento é o que um "papel mineral" desenvolvido por dois mexicanos (Ever Adrián Nava e Érick Zamudio) pretende atingir. O grande gol da dupla é que o processo que utilizam é simples, mais rápido e muito mais barato que os comumente usados. Além disso não usam nem água e nem cloro na fabricação.
O PETapel é também ultra resistente, impermeável, foto degradável e só absorve a quantidade necessária de tinta durante a impressão, o que é ótimo! 

Segundo eles, a técnica que desenvolveram pode evitar o corte de duas dezenas de árvores e economizar 56.000 litros de água por tonelada de papel produzido. 


O processo: As garrafas usadas são transformadas em peletes (grânulos de plástico) esmagando-os com carbono de cálcio, para criar uma mistura que é levada a um processo de fundição muito quente para formar grandes bobinas de folhas de papel laminadas.


Uma das vantagens apontadas também é que esse papel mineral se degrada em seis meses, e a desvantagem é que a parte mineral não suporta tinta gel. Parece um produto promissor e a sua implementação vai depender dos financiamentos que conseguirem para a sua produção.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros