Transformando garrafa PET em papel com processo rápido e barato

Reciclar garrafas PET usadas e evitar mais desmatamento é o que um "papel mineral" desenvolvido por dois mexicanos (Ever Adrián Nava e Érick Zamudio) pretende atingir. O grande gol da dupla é que o processo que utilizam é simples, mais rápido e muito mais barato que os comumente usados. Além disso não usam nem água e nem cloro na fabricação.
O PETapel é também ultra resistente, impermeável, foto degradável e só absorve a quantidade necessária de tinta durante a impressão, o que é ótimo! 

Segundo eles, a técnica que desenvolveram pode evitar o corte de duas dezenas de árvores e economizar 56.000 litros de água por tonelada de papel produzido. 


O processo: As garrafas usadas são transformadas em peletes (grânulos de plástico) esmagando-os com carbono de cálcio, para criar uma mistura que é levada a um processo de fundição muito quente para formar grandes bobinas de folhas de papel laminadas.


Uma das vantagens apontadas também é que esse papel mineral se degrada em seis meses, e a desvantagem é que a parte mineral não suporta tinta gel. Parece um produto promissor e a sua implementação vai depender dos financiamentos que conseguirem para a sua produção.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros