MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Caminhos que estimulam os sentidos

Caminhos....mais que meros locais onde nos deslocamos, podem ser meios de expressar e instigar as relações das pessoas com as memórias e locais, passando pela exploração dos sentidos, as experiências pessoais e culturais e as relações entre o meio ambiente e infra estrutura. 

Este o trabalho da artista canadense Jill Anholt que criou um memorial para os trabalhadores da British Columbia em um caminho de pedestres do Centro de Convenções de Vancouver, no Canadá. Segunda ela mesma, a proposta "capta a energia de uma onda como uma metáfora para a crescente diversidade da força de trabalho da província." 

Vemos que ele se amolda ao telhado verde do prédio e usa de materiais mais modernos como o aço inoxidável e a força histórica da madeira para proporcionar um envolvimento das pessoas que nele transitam. 





Um passeio pelo site da artista vai nos levar à vários trabalhos que encantam justamente pela exploração das possibilidades de usos dos espaços como comunicadores de ideias e estímulos. 
Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros