Decoupagem, recortar, colar, decorar

Decoupagem cadeira
Decoupagem é aquela técnica de fazer um photoshop manual. Ou seja, se recorta figuras impressas, se faz uma bela montagem e se cola. E ainda usa a cola por cima fazendo com que a composição pareça uma pintura. Muitas vezes fazemos isso no photoshop, mas fazer com as mãos encerra uma magia bem especial. 

Vendo uma postagem da Regiane Ivanski sobre caixas voltei ao tempo. Quando adolescente eu costumava fazer montagens em pastas com fotos variadas que juntava em uma composição minha. Querem um exemplo? Uma delas está aí abaixo. Tem até foto minha! Depois fazia isso com fotos e gravuras. Ficavam bem interessantes. Por isso saber mais sobre essa técnica de customizar objetos e móveis me encanta. Vejam aqui uma postagem da Regiane sobre Decoupage em móveis.

Decoupagem em capa de capa
Minha capa de adolescente
Obviamente que a decoupagem em móveis é um pouco mais delicada que a de usar recortes em pastas juvenis. E mais elaborada.
Decoupagem
A técnica pede superfícies planas. Podem ser usados móveis, cadeiras, objetos de adorno e até mesmo antigos telefones de discagem.  Abaixo algumas ideias de como usar essa técnica. O bacana e o que me inspira nela é a possibilidade de contar uma história, seja usando imagens familiares, mapas de viagens ou temas que encantem como os florais.
Decoupagem
Escolhido suporte, o ideal é prepará-lo, limpando de possíveis arestas e, se for preciso, lixando para que fique bem plano. Aí começa o planejamento artístico. Recorte e monte a composição que quiser colar. 
Decoupagem
Pode usar cola branca, com cuidado para não estragar o papel. O ideal é usar um pincel para que a cola fique uniforme. Não esqueça de alisar bem para que não fiquem bolhas. Pode ser interessante usar algo como régua. Faça testes com outros recortes antes do definitivo em outras superfícies até dominar a quantidade de cola e a habilidade de passá-la.   

Decoupagem
Após colar por baixo, passe mais uma camada de cola por cima. Deixe secar e repita a passagem de cola. Talvez precise de três ou mais camadas. Uma última camada de verniz pode ajudar no acabamento final.
Decoupagem
Nem é tão difícil, não é verdade? E o resultado é maravilhoso!
 
Origem e mais fotos pinterest decoupage

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros