MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Ideias simples que ajudam muito

Muitas vezes a gente fica pensando em soluções mirabolantes para a casa da gente e esquece de ideias simples que ajudam bastante. Reuni algumas delas aqui

Uma gaveta bem colocada na lavanderia auxilia muito a tarefa de colocar as roupas na máquina.  Procure soluções que forneçam apoio para bacias, para cestos e simplifiquem sua vida nas tarefas de limpeza da casa.
Aproveite espaços que ficariam sem uso. Essas práticas gavetas para guardar esponja e sabão são um exemplo.

Outra ideia de aproveitamento de espaço inútil. A área ao lado e na frente das cubas. Vejam que foi usado material impermeável e assim podem ser guardados os utensílios de lavar louça que são molhados. 

Usar porta toalhas em portas ajuda na organização.


Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Na hora de cozinhar é preciso achar com praticidade tudo o que se precisa. Uma boa solução é fazer um gavetão para esses utensílios e dispô-los em locais práticos e de fácil acesso. 
Pratos podem ser colocados para secar em belos secadores. Gosto da opção de aproveitar as bancadas para secadores, local para temperos e ervas.

Outra opção bem pratica de organização de pia de cozinha. Um suporte vazado para o material de limpeza. E pode ser removido se necessário.

Armários com rodízios são sempre coringa. Ainda mais nos cantinhos que sobram e que nunca são bem aproveitados. Funcional super bem em cozinhas e áreas de serviço. O ideal é que sejam revestidos com material impermeável para não ter problema de estufar ou estragar em contato com possíveis objetos molhados.


Adorei essa ideia. Ajuda a aproveitar prateleiras mais altas e a organizar pequenas caixas que sempre temos. 

Uma maneira de guardar bilhetes e recados bem criativa. Use talheres antigos e cole em uma parede de sua cozinha. Fica bem interessante. Na geladeira com ímã também funciona.

Uma solução clássica e que sempre pode ajudar. Um degrau para os pequenos alcançarem a pia do banheiro. Prático. Apenas atente a que os muito pequenos estejam acompanhados de adultos para não se machucarem ou caírem.

Reaproveitar móveis para novos usos. Um antigo baú pode muito bem servir de gaveteiro para aqueles papeis que tem que ser guardados e com algumas adaptações você pode ter um arquivo morto (ou vivo) bem na sua sala de estar. E com um belo futton em cima pode servir de banco. 

Gostaram? Tem alguma ideia ou solução simples que funcionou super bem? Compartilha com a gente!

ENCERRADO! E não esqueça, tem concurso para ganhar um desembaçador de banheiro. O prazo termina no dia 17/08. Corre lá e participa, vou ficar super feliz! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros