Coisas que fazem coisas - Tijolos - criativo e econômico

Fonte
O mundo é feito de partes. Componentes básicos que formam tudo o que existe. Um desses elementos é o tijolo. Na construção civil é mais ou menos como a célula para o nosso organismo. Uma parte quase indispensável na nossa cultura de construção.Usado como elemento de decoração também, o tijolo pode assumir variados tipos de assentamento.
Fonte
Seu aspecto é tão interessante que muitas vezes optamos por deixá-lo aparente, mesmo em aspecto mais bruto. Acontece muito em reformas quando descascamos o reboco e encontramos antigos tijolos de construção.
Fonte
O que muitas pessoas esquecem é de tirar partido desse elemento em fachadas de forma bem mais criativa que a usualmente usada.Estamos mais acostumados a ver as casas de tijolo aparente ou revestidas de plaquetas que os imitam, mas há exemplos fantásticos de aproveitamento do potencial desse elemento construtivo não apenas no aspecto formal, mas o usando como elemento marcante na Arquitetura, assumindo funções de iluminação, na estrutura e que resultam em edifícios dinâmicos e muito interessantes. E que privilegiam um orçamento mais enxuto também. 



Fonte
Neste exemplo o arquiteto usou o tijolo como o principal material de construção para uma habitação em um bairro pobre de Teerã, com orçamento bem reduzido. E fez referência à cultura local, fazendo uma espécie de muxarabi atual que serve também para proteger a fachada da insolação intensa da região. 
Fonte
Essa bela composição na Índia serve também como proteção acústica, além da solar, tendo um baixo custo também. 
Fonte
Um desenho que cria textura à fachada e possibilita a ventilação e a luz solar entrarem no prédio por meio de pequenos buracos criados com a disposição dos tijolos que foram usados para acentuar a intenção do projetista de um prédio simples e sustentável.

Fonte
Este é um projeto muito interessante em se reproduziu em tijolo azul o movimento das águas. Para tanto foi desenvolvido um algoritmo especial para que os tijolos fossem assentados como em um padrão da dinâmica da água, trazendo um efeito de luz e poesia. Fica na China.

Fonte
Uma habitação social no México usando da movimentação dos tijolos para obter movimento, conforto ambiental e economia. 

Através desses exemplos podemos ver as múltiplas possibilidade desse material tão corriqueiro. E sabem como é produzido um tijolo? Vejam no vídeo abaixo, é um processo bem interessante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros