15 de jul de 2014

Micro cozinhas

Já faz algum tempo que o tema micro cozinha ou cozinha compacta me fascina. E ao ver essa proposta da designer Hristina Hristova me encantei. Ela alavanca dois motivos para a sua concepção: a econômica pelo custo dos espaços hoje em dia e o movimento downsizing que foca no que realmente é necessário para a vida da gente.
Fonte

Fonte
Aliar a funcionalidade e a limpeza que o ato de cozinhar exige com um espaço pequeno, muito pequeno é uma arte. São várias funções: lavar, preparar, cocção, guardar. Há que ter bancada para cortar, para salgar e para abrigar eletrodomésticos. Há que ter lugar para refrigerador, pia, fogão, micro-ondas. E mais talheres e louças. Moleza não. 
Fonte
Por isso agrupar tudo isso em tão pouco espaço é uma arte. Há variadas soluções. Algumas mais normais, outras realmente surpreendentes em termos formais. Há inclusive as que podem ser movimentadas.
Fonte
 Há soluções que podem ser confundidas com móveis outros e que só mostram a sua função quando abertas.
Fonte
Fonte
Há as que se aproximam de soluções mais comuns e mesmo assim são compactas. E funcionam super bem.
Fonte
E há as que abusam de novas soluções e agregam a funcionalidade com muita criatividade. E mostram que podemos ter o essencial de variadas formas!
Fonte
Fonte