Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Forest Retreat - um refúgio para se esconder do mundo

Estou escrevendo após o jogo do Brasil com a Alemanha e todos vão entender o que motivou a escolha do tema do blog: um refúgio para se esconder do mundo em um lugar perdido na floresta. Muitos devem se sentir assim, pelo menos momentaneamente....
Então, esse refúgio de 16 m2, projeto de Uhlik Architekti, no meio de um bosque da Bohemia, longe de tudo e com poucas opções de material por perto me parece um símbolo interessante. Pode-se fazer coisas belas e funcionais mesmo contanto apenas com a madeira de uma floresta próxima e mão de obra de artesãos locais.  

 
O resultado? Um volume limpo e repousando sobre uma imensa pedra. Um cubo preto feito de madeira carbonizada abriga um espaço interno de contemplação. Roldanas abrem imensas janelas. Uma escadaria serve de mobiliário e o espaço é em tudo minimalista e multifuncional. Placas de OSB revestem o interior, material também de baixo custo.

Tem momentos da vida em que tudo mesmo o que queremos é ter um refúgio como esse para fugir da realidade. Muda? A realidade não muda. Ela volta a nos encontrar. Qual o valor de um refúgio então? Nos recarregar, poder descansar a mente e ver a realidade ruim ou pesada de longe. Para poder voltar mais forte. 

 
Fotos: Jan Kudej. uhlikarchitekti.cz

Fonte 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros