Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Auto construção de casa de forma rápida e econômica

Construir a sua própria casa e fazer isso de forma econômica e rápida é o sonho de muitas pessoas. Pois um arquiteto irlandês fez isso. E não apenas a construiu em pouco tempo, como colocou em um site todos os passos e plantas para quem quiser seguir os mesmos passos e fazer uma igual. E sim, é grátis. Seu nome ? Dominic Stevens. O custo?  € 25.613 (cerca de £ 21.000) por três quartos, uma cozinha, banheiros e uma ampla sala de estar com pé direito duplo.
Segundo o site do arquiteto há várias maneiras de descrever a sua obra. Ele mesmo a divide em três modos:
 

A descrição prática


Um casa econômica que cabe no bolso de muitas pessoas que se encontram na mesma situação que ele se encontrava, com grandes sonhos e orçamento bem apertado. Para conseguir isso usou no projeto sua experiência em construção modular. Sua estimativa de tempo para construção: sete semanas.

A Descrição Política


Ele estava realmente cansado dos custos dos atravessadores e dos impostos que aumentavam e muito o preço final de construção de uma casa. Construir essa casa foi a maneira de mostrar a viabilidade de um novo modelo ao existente, que privilegia o ganho de dinheiro dos construtores e não o bem para as pessoas. No seu modelo, há o resgate da tradição vernacular que conta com a ajuda da mão de obra dos amigos e vizinhos (mutirão? Alguém lembrou da palavra? Eu sim!). Como subproduto da produção da casa temos uma comunidade interdependente ao invés de uma endividada com instituições financeiras. E ao colocar as informações de maneira gratuita no seu site, ele está de certa forma resgatando a dívida social com as pessoas que o ajudaram com esse projeto. 

A Descrição Filosófica

O viver com, o compartilhar vidas, experiências, o próprio conhecimento de como construir uma casa, tudo isso o move como pessoa e o faz acreditar em um modelo de que reúne conhecimento e vida em comum. A arquitetura não como algo produzido individualmente e significando uma obra de gênio, mas uma construção em conjunto. 

Algumas dicas do autor:

  • Encontre um arquiteto que você gosta, que você pode trabalhar com o projeto. (embora o projeto esteja disponível, existem os condicionantes de cada local, clima, prefeitura, etc) 
  • Procure outras pessoas que construíram suas próprias casas.
  • Seja realista sobre suas próprias habilidades. 
 Algumas fotos de construção da casa (veja mais no site)



Fotos - site do arquiteto

Comentários

  1. Acho que "as três dimensões" que ele usou para "explicar" o feito foram muito bem pensadas. Mas a que mais curti foi ter colocado bem claro que se constrói para se ganhar, e não para criar HABITAÇÃO para as pessoas...

    "Ele estava realmente cansado dos custos dos atravessadores e dos impostos que aumentavam e muito o preço final de construção de uma casa. Construir essa casa foi a maneira de mostrar a viabilidade de um novo modelo ao existente, que privilegia o ganho de dinheiro dos construtores e não o bem para as pessoas."

    Esse "novo modelo", tem que vir à tona!
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse arquiteto. Cheguei a ele por outro projeto e me encantei justamente com a proposta dele de novo modelo. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros