MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Áreas públicas para a comunidade através de 3 módulos

Espaços da cidade para uso comum. 


Essa é a ideia do Urban Commons que reúniu equipes para projetar vários espaços para a comunidade em áreas públicas usando três módulos em variadas formas, o FoodScape

Pot
O Foodscape são três módulos:

  • um vaso chamado Plot 
  • um elemento de concreto chamado Pot 
  • um elemento de estar chamado Plank.
  • Plot

Plank









Eles podem ser combinados de diferentes maneiras criando variados usos de espaço. E sempre com a finalidade de cultivar alimentos em comunidade. Onde? Em Melbourne, na Austrália.

Gol! 

Um jardim imenso e escultural vai propiciar que as pessoas aprendam sobre ervas comestíveis e daninhas, possam passear e se deleitar em um espaço de comer criativo e com horta disponível. O escritório de arquitetura Bijl foi o vencedor da área de cozinha comercial para o One4Food, operada por uma igreja local. 

Projeto vencedor do Bijl Arquitetos


Projeto participante de Snowdown Arquitetos
Gosto desse tipo de proposta que reúne elementos simples que somam na vida em comum das cidades trazendo ambientes criativos, lúdicos e educativos. Além de trazerem verde e possibilidade de hortas urbanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros