Comunicação pública, acessibilidade e cidadania: quando as escolhas falam mais alto

Imagem
Vivemos tempos curiosos. Nunca produzimos tanta informação e, ainda assim, milhões de pessoas seguem excluídas de decisões que afetam diretamente suas vidas. Muitas vezes a barreira não está na falta de acesso à internet ou aos meios de comunicação. Ela se encontra muitas vezes na linguagem, na complexidade desnecessária, na distância criada entre quem comunica e quem precisa compreender. Foi com essa reflexão que participei, como assessora de acessibilidade, do 1º Congresso Gaúcho de Comunicação Pública, realizado em Porto Alegre. Promovido pela Dominus Consultoria e Capacitação em parceria com a Estratégia de Comunicação & Copy Sawitzki Inovação e Experiência Humana, o evento reuniu profissionais, gestores públicos, pesquisadores e especialistas para discutir temas que hoje ocupam lugar central na vida democrática. Ao longo do dia, palestrantes como Sandra Bitencourt, Maria José Finatto, Rodrigo Abella, Soraia Hanna, Daniela Machado, Leandro Rolim e Gustavo Ferenci compartilhar...

Junte Todo Mundo - colecione as embalagens

Uma marca vitoriosa é muito mais que o produto que a sua embalagem contém. Ela transmite ideias, conceitos e veicula sua propaganda voltada para que as pessoas se sintam parte de um mundo de sensações. Eu sou uma apaixonada por Marketing, embora não o conheça a fundo. Minhas noções vem ainda do tempo do mestrado em que estudei o comportamento de compra na construção civil. E confesso que muitas vezes eu mesma compro mais pela embalagem que pelo conteúdo (mea culpa...). Mas e depois o que fazer com essas coisas lindas que nos tentam nas gondolas de supermercados da vida???? Vejam por exemplo, as latinhas da Coca para o campeonato de futebol no Brasil. Sob o mote Junte todo mundo, elas vem escritas em 11 línguas! Apaixonei. Quero TODAS! E olhem que eu não bebo o conteúdo (não bebo refrigerantes)

Na verdade queria mesmo fazer uma coleção de latas da Coca! Já viram o que foi lançado para as Olimpíadas em Londres???? #ImaginanasOlimpíadas do Rio !!! 
Latas da Coca para as Olimpíadas de Londres
E fiz, de curiosidade, uma pesquisa rápida em variações de latas da Coca, feitas pela empresa e por artistas de forma independente.

E que tal essa lata da Coca Vintage??? Eu quero uma pelo menos! É simplesmente maravilhosa!


E esse tratamento de textura para a Coca light? Queria um assim de pôster na minha parede!
Preciso falar???? Olha que lata mais linda! Não dá vontade de fazer uma coleção?
Sem esquecer dos brindes que a gente ganhava quando juntava tampinhas....impossível esquecer as garrafinhas com líquido dentro - um dos maiores mistérios da gurizada porque as mães nunca deixavam a gente abrir e tomar...era um trauma! Imagina se tivessem essas daí de baixo....

Mas e como guardar ou aproveitar esses objetos de desejo? Fazer exposição até pode ser uma alternativa, mas também podem ser usadas de forma prática e útil. Porta trecos é a forma mais obvia. Fazer artesanato também é uma opção. Mas confesso que amei esse cofre. Quem ia imaginar que na inocente latinha que levamos está uma mina de ouro?
E mesmo as garrafas podem ser reutilizadas de várias maneiras interessantes.
E para quem não viu, o clipe da campanha da Copa. Independente de gostarem ou não do produto ou da marca, a música é muito boa, bem melhor do que a oficial da FIFA. E mostra como uma boa campanha de marketing ajuda a tornar uma marca uma das mais valorizadas do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Calungas, a representação da escala nos desenhos

Arquitetura, longevidade e o afeto como tecnologia