Pular para o conteúdo principal

Usando paletes - Dicas

Na verdade os paletes são estrados usados na movimentação de materiais em lojas, super mercados, feiras. Podem ser de madeira, plástico ou metal. Normalmente os que vemos em reaproveitamento na decoração são os de madeira que podem ter as mais variadas reutilizações.

Fonte
Onde encontrá-los ? Em feiras tipo Ceasas, super mercados, mercadinhos, caçambas de lixo. Ou se preferirem mais comodidade, na internet. Uma boa garimpagem no Google vai mostrar alguns sites onde comprar. Se a opção for pela economia vale a pena procurar nas feiras e mercados antes por que pode-se achar por um preço menor.  

Fonte
Alguns cuidados na compra ou escolha do palete: veja se estão em bom estado, se não tem cupins ou mofo. Cuide para que sejam lixados para não ter felpas que possam machucar, especialmente se houver crianças. Os de madeira requerem um tratamento cupinicida. É importante checar se não transportavam agrotóxicos ou qualquer mercadoria nociva - e por isso talvez seja mais garantido não recolhê-los na rua.

Os usos são os mais variados. Vale a criatividade de cada um. De estrados de cama, a mesas de centro, ou mesmo mesas de jantar. Estantes ( e aí os de plástico ficam super bacanas). Eu diria que o limite é a imaginação de cada um. Já falei sobre isso AQUI
Fonte
De escritórios inteiros à luminárias. Pensem que paletes são módulos. E como módulos podem ser projetados das mais variadas formas. Já vi inclusive projetos de móveis de cozinhas feitos de paletes, mas há quem não recomende o seu uso para locais com alimentação ou uso pelas crianças justamente pelo provável não conhecimento da origem de sua utilização prévia. 

Fonte
Uma dica interessante é fazer painéis com paletes, eles podem funcionar como painéis para tv desde que não suportem o peso da mesma. Podem ser usados como biombos para separar peças, como portas de móveis e como suportes para bicicletas. As possibilidades são infinitas. Podem compor gaveteiros com rodízios que são super práticos em ambientes pequenos.
Fonte
Como estamos reutilizando , estamos poupando não apenas o material utilizado mas a energia gasta em produzi-lo. Alguns dos pilares básicos da sustentabilidade é reduzir o consumo, reutilizar o que for possível, reciclar o que possa ser reaproveitado. Se conseguirmos seguir os três já estaremos ajudando de alguma forma. Imagine que você vai fazer um móvel de madeira. Se for usar um palete, por exemplo, já vai estar poupando cortes de árvores, o que é muito salutar. Procure usar materiais não tóxicos na sua customização, tipo tintas mais ecológicas. As marcas comerciais já tem uma gama de esmaltes base água e com certificado LEED que atendem esses requisitos. 
Fonte
Quando pensar em reciclagem não pense em apenas um elemento. Pense o seu ambiente como um todo. Procure materiais menos agressivos ao ambiente, veja como eles irão se encaixar na sua proposta de casa ou trabalho. Pense em economia de energia, de água e que móveis podem ser reciclados e reusados. Paletes são um excelente meio de decorar com economia, mas não são elementos pontuais. Pense neles como uma alternativa de vida e atitude.
Autor: Elenara Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…