Usando paletes - Dicas

Na verdade os paletes são estrados usados na movimentação de materiais em lojas, super mercados, feiras. Podem ser de madeira, plástico ou metal. Normalmente os que vemos em reaproveitamento na decoração são os de madeira que podem ter as mais variadas reutilizações.

Fonte
Onde encontrá-los ? Em feiras tipo Ceasas, super mercados, mercadinhos, caçambas de lixo. Ou se preferirem mais comodidade, na internet. Uma boa garimpagem no Google vai mostrar alguns sites onde comprar. Se a opção for pela economia vale a pena procurar nas feiras e mercados antes por que pode-se achar por um preço menor.  

Fonte
Alguns cuidados na compra ou escolha do palete: veja se estão em bom estado, se não tem cupins ou mofo. Cuide para que sejam lixados para não ter felpas que possam machucar, especialmente se houver crianças. Os de madeira requerem um tratamento cupinicida. É importante checar se não transportavam agrotóxicos ou qualquer mercadoria nociva - e por isso talvez seja mais garantido não recolhê-los na rua.

Os usos são os mais variados. Vale a criatividade de cada um. De estrados de cama, a mesas de centro, ou mesmo mesas de jantar. Estantes ( e aí os de plástico ficam super bacanas). Eu diria que o limite é a imaginação de cada um. Já falei sobre isso AQUI
Fonte
De escritórios inteiros à luminárias. Pensem que paletes são módulos. E como módulos podem ser projetados das mais variadas formas. Já vi inclusive projetos de móveis de cozinhas feitos de paletes, mas há quem não recomende o seu uso para locais com alimentação ou uso pelas crianças justamente pelo provável não conhecimento da origem de sua utilização prévia. 

Fonte
Uma dica interessante é fazer painéis com paletes, eles podem funcionar como painéis para tv desde que não suportem o peso da mesma. Podem ser usados como biombos para separar peças, como portas de móveis e como suportes para bicicletas. As possibilidades são infinitas. Podem compor gaveteiros com rodízios que são super práticos em ambientes pequenos.
Fonte
Como estamos reutilizando , estamos poupando não apenas o material utilizado mas a energia gasta em produzi-lo. Alguns dos pilares básicos da sustentabilidade é reduzir o consumo, reutilizar o que for possível, reciclar o que possa ser reaproveitado. Se conseguirmos seguir os três já estaremos ajudando de alguma forma. Imagine que você vai fazer um móvel de madeira. Se for usar um palete, por exemplo, já vai estar poupando cortes de árvores, o que é muito salutar. Procure usar materiais não tóxicos na sua customização, tipo tintas mais ecológicas. As marcas comerciais já tem uma gama de esmaltes base água e com certificado LEED que atendem esses requisitos. 
Fonte
Quando pensar em reciclagem não pense em apenas um elemento. Pense o seu ambiente como um todo. Procure materiais menos agressivos ao ambiente, veja como eles irão se encaixar na sua proposta de casa ou trabalho. Pense em economia de energia, de água e que móveis podem ser reciclados e reusados. Paletes são um excelente meio de decorar com economia, mas não são elementos pontuais. Pense neles como uma alternativa de vida e atitude.
Autor: Elenara Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros