MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Fazer Arquitetura acontecer através de Crowd Funding

Make Architecture Happen ou Fazer a Arquitetura Acontecer é uma nova plataforma que pretende "revolucionar a nossa forma de conceituar, projetar e financiar os projetos de amanhã" e tudo isso usando o "potencial ilimitado de Crowd-Funding" para conectar quem projeta e quem faz acontecer para financiar projetos inovadores pelo mundo. (leia AQUI mais postagens com exemplos de Crowd Funding na arquitetura)

NYC POOL
É muito difícil para um jovem arquiteto, e mesmo para os não tão jovens, poder fazer seus projetos serem reconhecidos e tornados realidade. Historicamente muitos de nossos gênios na Arquitetura foram beneficiados por mecenas, sejam políticos, reis ou empresas. Ou seja, quem detém o poder e a chave do cofre. Outros tantos projetos que nem sempre interessam aos interesses comerciais ficaram apenas no papel (hoje nos computadores) e nas boas intenções.   

Bayet Al Suhaimy
Mas hoje, através do Crowd-Funding e da internet, é possível unir projetos inovadores com pessoas dispostas a apostar neles e a investir para que se tornem realidade. Podemos ver na plataforma vários tipos de projetos, desde um calçadão a um centro comunitário no Tibet.

Barco House
O fundador do site é um estudante de arquitetura de Boston chamado Daniel Lear que acredita que fazer a " arquitetura Crowdfunding é uma forma de capacitar as comunidades e  de dar aos projetistas a liberdade de repensar as abordagens tradicionais para projetar os problemas e métodos de construção"

"Estou animado com o potencial que o site tem para criar parcerias dentro e fora da comunidade arquitetônica , conectando os designers com os recursos de que necessitam" Daniel Lear

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros