MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Cozinhas muito pequenas - algumas ideias

Cozinhas muito pequenas são bastante comuns nas nossas casas e apartamentos mais modernos. Não é a toa que muitas são unidas às salas e muitas vezes a mesa de jantar, ou bancada de comer, é a própria separação. Pensamos então que o melhor é que sejam sempre muito claras para que pareçam maiores, mas nem sempre isso é imprescindível. 
Muitas vezes a mistura divertida de materiais e cores pode fazer toda a diferença e conferir um charme todo especial para uma cozinha muito pequena.
O ideal é que a cozinha pequena seja muito bem planejada já que as áreas de preparo, armazenamento e limpeza tem que ser muito bem delineadas para que o pouco espaço seja bem aproveitado. Contar com eletrodomésticos coringa e saber dispo-los faz toda a diferença. 
Um recurso interessante é usar superfícies espelhadas como revestimentos entre bancadas e armários  superiores para dar uma sensação de amplidão. Outra é não abusar de puxadores salientes para evitar encontrões desnecessários na hora do preparo de alimentos. 
Aproveitar cantos pode ser outro coringa. Veja na imagem acima como se pode fazer uma bancada auxiliar em um canto. E bancadas de preparo são super importantes em qualquer cozinha. Em uma pequena é ainda mais importante.
Um elemento marcante pode fazer parte de qualquer cozinha pequena sem problemas. 
E uma boa marcenaria se faz indispensável para aproveitar todos os cantos disponíveis. 

Fonte das imagens: Google e Pinterest

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros