MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Amarelando a casa

De repente minhas buscas e pesquisas se amarelaram. Mais e mais imagens de móveis, cadeiras, luminárias, toques de amarelo vivo nos ambientes mais diversos. Tendência? Até pode ser que sim que essas coisas nunca acontecem por acaso. Antes que a gente perceba algumas pessoas já decretaram o que vamos vestir, o que vamos usar em nossas casas, que cor vamos colorir nossas faces e acessórios.
O amarelo tanto está associado à descontração, otimismo e calor como à atenção nos semáforos e conhecido "amarelou" para significar uma desistência frente à algo desafiante. Interessante dicotomia. Amarelou devia significar que se expandiu, que se atirou, que se alegrou...mas enfim....Nem sempre amarelar é assim tão ruim. Eu não diria que a pessoa que bolou e aceitou essa cozinha aí de cima tenha amarelado nesse sentido, mas sim, diria que amarelou em criatividade. 
Dizem alguns sites de significados de cores que, se usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. Se é verídico, nunca me dispus a averiguar até por que acho que todo excesso nunca é por demais harmonioso. Gosto dos temperos bem dosados, como esses bancos ou a cadeira abaixo que combinam super bem com a madeira e o branco das paredes.
Outros sites dizem que a cor amarela é  culturalmente associada à prosperidade material. Para mim até tem sua lógica por que toda alegria e criatividade sempre me levam a pensar em gente que trabalha e faz o que ama. O que é um belo caminho para a prosperidade material.
Seja lá que significados tenha e que ações terapêuticas possa proporcionar, o amarelo tonifica e alegra. E bem dosado traz uma aura de juventude a qualquer ambiente.
Se não fosse o Van Gogh, o que seria do amarelo?
Portanto, inspire-se e amarele sua vida!

OLHA
A JANELA
DA BELA ARABELA.

QUE FLOR
É AQUELA
QUE ARABELA
MOLHA?

É UMA FLOR AMARELA.
Cecilia Meireles

Fontes das imagens : Pinterest e Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros