MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Cabana - Pequena, simples e funcional

Uma cabana na praia, quem não quer? Pequena, simples e funcional! Melhor ainda. E com possibilidade de ser removida? Pois é o que encontramos nesse projeto do Crosson Clarke Carnachan Architects da Nova Zelândia.

Um caixote. Na verdade dois caixotes que se encaixam em trenós de madeira que podem transportar a cabana já que o local onde se encontra é uma zona de erosão costeira que não pode ter construções perenes.

A cabana é formalmente simples e mede apenas 40 metros quadrados. Mas mesmo com essa pequena metragem ela abriga um programa para uma família de cinco pessoas. Madeira e "flat sheet" (um material metálico barato da região) são os materiais usados.


O interior é em madeira e é amplo e bastante funcional. Sala de estar, cozinha, banheiro, dormitório do casal e ainda beliches para três filhos compõem a cabana.

Tudo o que uma família precisa para férias, nada mais que o essencial, mas disposto de maneira harmoniosa e acolhedora para que se possa aproveitar momentos de lazer. Muito contato com o exterior, mobiliário enxuto e mesclado à estrutura garantem limpeza e ampliam a sensação de espaço interno. 





Fotos Jackie Meiring

Fonte Crosson Clarke Carnachan Architects

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros