MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Novos modelos de morar - mais compactos e cheios de truques




Os espaços de habitação urbanas nas grandes metrópoles estão se tornando tão pequenos que até o Museu da Cidade de Nova Iorque (ou New York) se preocupou em fazer uma exposição sobre isso: "Abrindo Espaços: Modelos novos para habitação nova-iorquinos"

Um dos exemplos expostos é o  Launchpad. Projeto de arquitetura de interiores do arquiteto Arquiteto Pierluigi Colombo que assim se referiu à sua solução: " LaunchPad é um estilo muito europeu de vida. Você ainda pode viver uma vida de luxo em um espaço reduzido - o que importa é como o espaço é projetado, o cuidado que se tem com ele. "
O interessante é que muitas das soluções podem ser encontradas em lojas de mobiliários (as de lá), o que facilita a vida de quem vai morar em pequenos espaços como esses.

Sofás que se transformam em camas, pufes que viram mesas e bancos, ferragens que funcionam como um passe de mágica e aumentam espaços. Tudo o que micro espaços precisam para ser tornarem espaços múltiplos. O irônico é que esses espaços são caros, esse tipo de mobiliário ainda não se encontra ao alcance da maioria das pessoas que vivem em apartamentos ou casas muito pequenas no Brasil. Uma questão de tempo? Eu quero acreditar que sim. Creio que esse tipo de solução encontraria um grande futuro na nossa realidade. Leia AQUI uma entrevista sobre móveis para Classe C onde falo sobre a necessidade de moveis multifuncionais de boa qualidade.
AQUI tem mais um vídeo sobre móveis coringas e AQUI uma postagem sobre móveis versáteis para pequenos espaços. E AQUI sobre soluções em ferragens. Quer ver algumas soluções em ferragens aqui no Brasil? Veja AQUI e AQUI
Leia mais sobre espaços compactos AQUI .
E sobre móveis versáteis AQUI

Fotos - Archilovers Vedere

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros