MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Ideias para lavanderias pequenas

 
As grandes áreas de serviços estão cada dia mais raras. O mais comum é termos espaços pequenos, extensões das cozinhas, onde cabem um tanque, máquinas de lavar e secar, em conjunto ou uma sobre a outra. E as outras funções como passar roupas, guardar material de limpeza, vassouras, baldes, etc e pendurar roupas são um quebra cabeças para proprietários e arquitetos e/ou designers. 

Uma solução pode ser esconder os secadores de roupas em formas de gavetas, moldados nas paredes ou mesmo usar uma velha escada para essa função.
Móveis especiais ajudam a guardar tábuas de passar roupas, escadas e vassouras na horizontal. E podem fazer parte da cozinha. E o próprio tanque pode ser disfarçado com um tampo que o esconda quando não é usado. 
Cantos perdidos podem ser usados para guardar aqueles materiais de limpeza de todo dia. E se for um móvel com rodízios pode ser deslocado ela casa. E quem disse que o forro da lavanderia tem que ser todo branquinho? A foto mostra um banheiro que foi adaptado. O box que não era usado serviu para colocar as máquinas de lavar e secar, mas confesso que achei interessante mesmo foi o forro todo colorido. Quebrou aquela monotonia do todo branco.

E essa foto que coloquei esses dias no instagram me agradou pela funcionalidade em espaços pequenos. Usar o móvel da bancada para abrigar a máquina de lavar me pareceu uma grande sacada. Aprovado.

Fonte das fotos: Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros