MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Espelho, espelho meu....

Fonte
Espelho é um recurso interessante: tanto serve para realçar uma imagem como para tornar um elemento maior ou mesmo conferir o tão cobiçado efeito camuflagem, a tal da capa da invisibilidade que muitos heróis usam em contos de fada ou histórias em quadrinho.
Fonte
 Se revestirmos uma casa inteiramente em espelhos ela acabará por se confundir com a paisagem e o efeito será de quase não existência. Mas não podemos esquecer que o espelho é um material frágil e não muito adequado ao uso externo, pelo menos não na forma como estamos habituados. Além disso, ele suja com facilidade e o nosso belo efeito poderia se tornar quase sem efeito.

Fonte
Lógico que existem alternativas como usar chapas de inox que podem ser mais duráveis. O interessante é analisar o efeito que se consegue em termos de impacto visual. Esse exemplo de casa que um artista fez no deserto mostra o quão impactante pode ser o resultado.

Fonte  
Mas enquanto não ousamos com o lado externo de nossas casas, podemos usar e abusar dos espelhos no interior. 

 Por acaso, surpreendo-me no espelho:
Quem é esse que me olha e é tão mais velho que eu? (...)
Parece meu velho pai - que já morreu! (...)
Nosso olhar duro interroga:
"O que fizeste de mim?" Eu pai? Tu é que me invadiste.
Lentamente, ruga a ruga... Que importa!
Eu sou ainda aquele mesmo menino teimoso de sempre
E os teus planos enfim lá se foram por terra,
Mas sei que vi, um dia - a longa, a inútil guerra!
Vi sorrir nesses cansados olhos um orgulho triste..."
Mário Quintana

Fonte
E usando das maneiras mais usuais ou mesmo fazendo misturas que valorizem bastante o material, como na união de várias molduras unindo espelhos menores e fazendo um mosaico bem bonito.

Fonte
Ou ainda brincando com a ausência de espelhos onde ele é sempre usado. vejam como uma frase de impacto pode valorizar a parede e insinuar a presença desse elemento. 


Fonte
Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita, charmosa, interessante do que eu? No fundo a eles dirigimos nosso olhar de amor próprio e nosso desejo de vaidosa individualidade, pedindo que nos retorne uma aceitação implícita de nossa imagem perante o mundo. Espelho meu, estou pronta para enfrentar galhardamente a vida? Diga que sim e sairei com um sorriso imenso para conquistar o mundo!

"O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros