Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Desafios de projeto: Um menino e duas gêmeas em um quarto!

 A vida é feita de desafios. Um deles é projetar um dormitório de cerca de 14,00 m2 para um menino de três anos com previsão de crescimento na família, em um apartamento antigo de dois dormitórios.

Outra é receber um aviso da cliente: estou grávida de gêmeas e são meninas! Como faz para abrigar dois berços e cama no mesmo espaço, mais armário e mais espaço para o garoto não se sentir privado do quarto com o qual já estava sonhando????
 Algumas coisas tivemos que sacrificar. O mesmo berço do menino não poderia ser usado porque era muito grande. Então mobília nova. Mas mesmo essa não poderia ser muito cara.


 Cabeça a funcionar. A solução foi criar um espaço quase privado para o menino com a cama localizada perto da janela (e essa devidamente protegida e telada). O papel de parede em listras coloridas serve para todos os sexos e na área do Arthur ganhou um painel para a TV. Uma estante que pode ser inclusive comprada pronta separa os espaços e pode servir não só para delimitar espaços, como também para guardar enfeites e livros. A cama tem gavetões para guardar mais brinquedos.

A cadeira para a mamãe amamentar teve que ficar em outro espaço porque as roupas das meninas precisavam de uma cômoda que também serve de local de troca. Um painel em mdf branco tem lugar para quadrinhos e/ou fotos que podem ser trocadas e transformar o ar do quarto com poucos gastos. E quando as meninas crescerem mais um pouco, trocam-se os berços por um beliche. E a cômoda por um armário.
Esse foi um desafio bem legal e a solução acho que ficou bem interessante. Não acham?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros