MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Casa coisa mais linda na Noruega - Garimpando Blog

Minha garimpagem de blogs me levou a essa casa maravilhosa. Fala sério se não dá vontade de morar nela? Pois ela ganhou um concurso organizado por uma revista norueguesa, a "Bolig Pluss", como a casa mais linda do país em 2012.

E foi uma reforma feita com muita harmonia e carinho. Muito branco, muita madeira, muitos móveis de diferentes origens, unindo peças vintage, reciclados e peças comerciais contemporâneas.

O blog? O espanhol Etxekodeco.
Paletes reciclados formam estrados de camas que ainda contam com práticos rodízios. E coloridos para quebrar o branco das paredes.
Detalhes como a transada colcha se mesclam a frases soltamente desenhadas, como se fosse um recado escrito a mão para que não fosse esquecido.
 Um madeira reciclada e eis que surge a mesa de cabeceira. Notem que ela é bruta e guarda as marcas do tempo, assim como guardamos muitas vezes rugas e fios de cabelos brancos que nos lembram toda uma trajetória de vida que não deve ser mascarada.
Faça o que ama. Ame o que faça. Simples e sempre verdadeiro. Nada mais acertado para uma área de trabalho feita com uma antiga escrivaninha restaurada e pintada de branco que contrasta com a cadeira preta. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros