Transformação - de lareira rústica à ambiente elegante

Transformar uma lareira rústica dos anos 70 em um ambiente refinado e atual para um jovem casal com duas filhas pequenas. Esse o desafio do projeto.
Os outros desafios eram colocar em uma mesma parede lareira e TV o que a janela existente dificultava e muito. E tratar uma parede imensa sem revestimentos caros ou adornos.

Desafios é tudo o que um arquiteto gosta para trabalhar. Propus o fechamento da janela que na verdade era uma antiga porta. Aceita essa questão passamos ao projeto que incluía a entrada e o forro rebaixado. Aliás o projeto da sala começou exatamente porque os proprietários derrubaram uma parede do hall de entrada e se depararam com uma pequena viga. O pedido foi por um ambiente que não ficasse muito cheio de móveis e que servisse futuramente para as jovens meninas receberem os amigos.

Mãos a obra. Projeto feito e enviado o vídeo abaixo via e-mail para adiantar o processo já que era um fim de semana.


Foi muito gratificante receber uma resposta minutos depois com um aceito integral. Confesso que fiquei meio desconfiada, poucas vezes recebi um OK tão rápido. 
Mãos à obra. Muito gesso acartonado. A transformação foi feita basicamente com esse material. O volume da lareira não foi demolido, ela estava boa, funcionando, só tinha uma aparência que precisava ser renovada. E para isso o gesso é maravilhoso. Aumentado o espaço que abrigasse uma TV enorme como a sala pedia e ao mesmo tempo que esse contemplar a TV se mesclasse ao contemplar o fogo. Quem mora em clima frio sabe como isso é gostoso. Toda a estrutura da estante foi feita em gesso (posteriormente mudamos as prateleiras para vidro -e o resultado ficou bem melhor). O mármore travertino foi usado no revestimento da lareira e como marcação das linhas horizontais. 
O forro foi projetado pensando na iluminação e prevendo a utilização de um split de forro. E o melhor de tudo, a execução saiu bem mais em conta que se fosse usar madeira na estante.

Adoro essas fotos de antes e depois. São nelas que a gente sente a diferença que o projeto faz no ambiente. As portas existentes foram pintadas de branco, das três possibilidades de pintura que foram sugeridas, os clientes optaram por esse tom que ficou perfeito.
Fotos do estar pronto. No espaço grande a direita o cliente pediu portas que ainda não foram colocadas. Há espaço para a lenha que abastece a lareira e para os eletrônicos da TV.
Um dos pontos do projeto que achei que seria polêmico foram as listras que propus para aquela paredona grande que falei acima. Eles compraram a ideia e o resultado ficou ótimo. Garantiu um ar elegante e movimento sem ser caro ou carregar o ambiente.
.
E o melhor de tudo. Os clientes gostaram demais. Esse é o resultado mais gratificante de todo o processo. Conseguir chegar ao sonho de outra pessoa e conseguir materializa-lo. 
A entrada foi marcada pelo forro em gesso em desníveis, com rasgos de iluminação que marcam o hall. A pintura das paredes acompanha um dos níveis do forro e dá uma sensação de envolvimento bem aconchegante.
Fotos Elenara Stein Leitão e M.Martins
Projeto Arq. Elenara Stein Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros