Pular para o conteúdo principal

Sincronicidades, viagens e aprendizado

Sincronicidade. Aquilo que chamamos também de "coincidência significativa". Ou o que chamo de chamados da Vida. Sempre acreditei que os sinais que precisamos estão a nossa espera quando nos abrimos para eles. 

Essa semana fui a São Paulo para assistir uma palestra sobre sedentarismo e sobrepeso. Até aí tudo bem. Um vapt vupt de um dia. Mas já no avião tive uma experiência de sincronicidade que me mostrou um caminho: nada na vida é insuperável, nada na vida é tão seguro que não possa ser sacudido, nada na vida é tão perigoso que não possa ser enfrentado. Um sinal.
Impossível ir a um evento sobre sobrepeso e não pensar em comida.E lembrar a grande lição para quem tem algumas gordurinhas a mais: comer bem também é uma escolha. Eu sempre brinco que basta ver como gordos e magros comem em um bufê para entender a diferença entre eles. Mas não é bem assim para quem está MUITO acima do peso. Obesidade é sim doença segundo a AMA.

E isso significa um grande avanço já que os obesos passam a contar com tratamento médico, com uma maior atenção e menor preconceito. Principalmente porque a população está engordando, já existem crianças obesas e fala-se na possibilidade de haver uma regressão da expectativa de vida daqui umas décadas em função desse sobrepeso.

Além de ser doença, a obesidade pode fazer a pessoa adoecer. Existem várias morbidezes associadas ao sobrepeso exagerado. O Dr. Alfredo Halpern foi bastante enfático em mostrar esse problema e alertar para a necessidade de educação nas escolas para que as crianças aprendam a se alimentar bem. 


Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.
Carl Jung

Embora o Dr não tenha assinalado a cabeça da gente como fundamental no processo de emagrecimento, ou melhor de vida saudável, eu acredito que existam casos e casos. Já vi muita gente que fez cirurgia bariátrica e engordou tudo de novo porque continuou com "cabeça de gordo". Ou seja, não mudou por dentro e continuou a agir motivado pela compulsão por comer. Enfim, também para ser sarado, magrinho e se manter assim é importante se conhecer, se descobrir. E então escolher. E super, super importante: se mexer! Exercício é fundamental. Sempre. 
Nesse mesmo dia pude conhecer o projeto Coletivo Floresta
Confesso que fiquei bastante impressionada com a proposta de parceria entre uma das maiores empresas mundiais e extratores de açaí no interior da Amazônia. Ainda não consigo entender exatamente como irá funcionar esse projeto a médio e longo prazo, pela diferença dos protagonistas. Mas meu lado otimista torce para que essa seja realmente uma forma inovadora de fazer negócios. Sem contar que o produto é muito bom. E eu sou consumidora dessa marca de suco.s
Até onde conseguimos discernir, o único
propósito da existência humana é acender
uma luz na escuridão da mera existência
Carl Jung

Nesse rápido passeio a São Paulo pude notar detalhes. Um canto de sustentabilidade afetiva no local do evento que faz aquela diferença que bate no coração e nos faz bem, sem que nos demos por conta. Um trabalho em papel na Liberdade, mistura de cultura que vem de longe mas que se mistura nessa miscelânea de gente que é o Brasil onde todos somos mestiços. E que bom que assim seja, porque contribuímos com culturas diversas para nossa riqueza. Um sacolão, um boxe, uma pessoa incrível. A Mara que faz comidas maravilhosas e é uma simpatia de gente. E os gatos da casa de meus amigos Oscar e Sil, que tem seus cantos arquitetonicamente projetados para sua comodidade felina. 

Mas o mais importante é e sempre será quem passa em nossas vidas. Gente que a gente cruza o olhar e sente que são especiais. Gente que a gente conhece, gosta, admira e sente um imenso prazer em acompanhar via internet. Coloquei aqui algumas dessas pessoas porque nesse dia em especial elas me acrescentaram e me mostraram coisas que precisava ver em mim mesma. Sincronicidades.
E um carinho especial aos queridos Sil e Oscar que são parte de minha família do coração. Entro na casa deles como se estivesse na minha.  
Sincronicidades. Quando as tais coincidências mais que significativas passarem pela sua vida, esteja aberto para que elas entrem dentro de você. Deixe-se ser. E estar com.


Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
Carl Jung

E para quem achar que esse post nada tem a ver com Arquitetura, sinto lhe informar que você esqueceu a lição fundamental: arquiteta-se para pessoas, com pessoas, com paixão, com alma. 

Comentários

  1. Querida,

    que delícia te reencontrar!

    Para nós sempre fica aquele gostinho de quero mais, para não fugir do tema do post, precisaríamos de muito mais tempo juntos para satisfazer esta gula...

    Oscar & Sil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

13 ideias para quem ama gatos

Há pouco passou uma sexta feira. Era 13. Gosto das sextas feiras. Gosto do 13. Gosto dos gatos. Gosto dos gatos pretos, esses que tanto foram perseguidos como companheiros de bruxas.

Gatos são da casa -repetem como mantra os que não conhecem os gatos. Os gatos são deles mesmos. E de quem os conquistar. Ou de quem eles resolverem amar. 

Amor de gato é diferente do amor de cão. E não menos dramático. Gatos não toleram atrasos. Não aceitam menos que a nossa entrega. De preferência sem muito chamego, a não ser na hora que desejam. 

Gatos são hedonistas por natureza. Existem para viver com languidez e serem acariciados. Mimados. Paparicados. Gatos são aristocratas. Mesmo que revirem latas de lixo. 

Desconfiem da humildade felina. Ao primeiro toque de boa vida, se tornam preguiçosamente orgulhosos.   
“Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultu…

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…