Pular para o conteúdo principal

Sincronicidades, viagens e aprendizado

Sincronicidade. Aquilo que chamamos também de "coincidência significativa". Ou o que chamo de chamados da Vida. Sempre acreditei que os sinais que precisamos estão a nossa espera quando nos abrimos para eles. 

Essa semana fui a São Paulo para assistir uma palestra sobre sedentarismo e sobrepeso. Até aí tudo bem. Um vapt vupt de um dia. Mas já no avião tive uma experiência de sincronicidade que me mostrou um caminho: nada na vida é insuperável, nada na vida é tão seguro que não possa ser sacudido, nada na vida é tão perigoso que não possa ser enfrentado. Um sinal.
Impossível ir a um evento sobre sobrepeso e não pensar em comida.E lembrar a grande lição para quem tem algumas gordurinhas a mais: comer bem também é uma escolha. Eu sempre brinco que basta ver como gordos e magros comem em um bufê para entender a diferença entre eles. Mas não é bem assim para quem está MUITO acima do peso. Obesidade é sim doença segundo a AMA.

E isso significa um grande avanço já que os obesos passam a contar com tratamento médico, com uma maior atenção e menor preconceito. Principalmente porque a população está engordando, já existem crianças obesas e fala-se na possibilidade de haver uma regressão da expectativa de vida daqui umas décadas em função desse sobrepeso.

Além de ser doença, a obesidade pode fazer a pessoa adoecer. Existem várias morbidezes associadas ao sobrepeso exagerado. O Dr. Alfredo Halpern foi bastante enfático em mostrar esse problema e alertar para a necessidade de educação nas escolas para que as crianças aprendam a se alimentar bem. 


Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.
Carl Jung

Embora o Dr não tenha assinalado a cabeça da gente como fundamental no processo de emagrecimento, ou melhor de vida saudável, eu acredito que existam casos e casos. Já vi muita gente que fez cirurgia bariátrica e engordou tudo de novo porque continuou com "cabeça de gordo". Ou seja, não mudou por dentro e continuou a agir motivado pela compulsão por comer. Enfim, também para ser sarado, magrinho e se manter assim é importante se conhecer, se descobrir. E então escolher. E super, super importante: se mexer! Exercício é fundamental. Sempre. 
Nesse mesmo dia pude conhecer o projeto Coletivo Floresta
Confesso que fiquei bastante impressionada com a proposta de parceria entre uma das maiores empresas mundiais e extratores de açaí no interior da Amazônia. Ainda não consigo entender exatamente como irá funcionar esse projeto a médio e longo prazo, pela diferença dos protagonistas. Mas meu lado otimista torce para que essa seja realmente uma forma inovadora de fazer negócios. Sem contar que o produto é muito bom. E eu sou consumidora dessa marca de suco.s
Até onde conseguimos discernir, o único
propósito da existência humana é acender
uma luz na escuridão da mera existência
Carl Jung

Nesse rápido passeio a São Paulo pude notar detalhes. Um canto de sustentabilidade afetiva no local do evento que faz aquela diferença que bate no coração e nos faz bem, sem que nos demos por conta. Um trabalho em papel na Liberdade, mistura de cultura que vem de longe mas que se mistura nessa miscelânea de gente que é o Brasil onde todos somos mestiços. E que bom que assim seja, porque contribuímos com culturas diversas para nossa riqueza. Um sacolão, um boxe, uma pessoa incrível. A Mara que faz comidas maravilhosas e é uma simpatia de gente. E os gatos da casa de meus amigos Oscar e Sil, que tem seus cantos arquitetonicamente projetados para sua comodidade felina. 

Mas o mais importante é e sempre será quem passa em nossas vidas. Gente que a gente cruza o olhar e sente que são especiais. Gente que a gente conhece, gosta, admira e sente um imenso prazer em acompanhar via internet. Coloquei aqui algumas dessas pessoas porque nesse dia em especial elas me acrescentaram e me mostraram coisas que precisava ver em mim mesma. Sincronicidades.
E um carinho especial aos queridos Sil e Oscar que são parte de minha família do coração. Entro na casa deles como se estivesse na minha.  
Sincronicidades. Quando as tais coincidências mais que significativas passarem pela sua vida, esteja aberto para que elas entrem dentro de você. Deixe-se ser. E estar com.


Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
Carl Jung

E para quem achar que esse post nada tem a ver com Arquitetura, sinto lhe informar que você esqueceu a lição fundamental: arquiteta-se para pessoas, com pessoas, com paixão, com alma. 

Comentários

  1. Querida,

    que delícia te reencontrar!

    Para nós sempre fica aquele gostinho de quero mais, para não fugir do tema do post, precisaríamos de muito mais tempo juntos para satisfazer esta gula...

    Oscar & Sil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias para adiantar o Natal

Quando tinha uns dez anos (faz tempo...) fiz um trabalho escolar de arte e propaganda. Minha ideia foi um Papai Noel adiantado, que vinha pela metade do ano para aproveitar um xis produto que não lembro qual era. Meu pai, como todo pai babão, super me elogiou e nunca esqueci por isso. Nem lembro a nota que tirei na escola. Naquela época, década de 60, o Natal começava em dezembro. Meados de dezembro. Quando eu iria imaginar que estava sendo profética e que talvez, daqui uns tempos, o Natal nem passe. Emende com outras festas. Agora já convive o tal de ralouin que é em outubro.



Natal me lembra luz. Um paradoxo entre verão, calor e imagens de muita neve e comidas quentes. Me lembra canela, bolachinhas alemãs que minha mãe fazia e que eu podia cortar as massinhas e ajudar a confeitar. Árvore sendo montada e presépio

Separei dez ideias que achei bem bacanas de enfeites e árvores que podem ser montadas de forma simples e bem criativa.


1- Do blog da Renata Tomagnini achei estas charmosas dob…

Robôs no lugar de operários na construção civil. Não é futuro

Ao ler uma reportagem sobre os canteiros de obras sem operários e sobre as inovações na execução na construção civil, não posso deixar de lembrar da célebre foto de Charles C. Ebbets de 1932. Operários comendo tranquilamente sobre uma viga no 69º andar das obras do GE Building, em Nova York. Montagem (o que parece não ser) ou verdade, a imagem nos dá calafrios ao imaginar construções sem o mínimo aparato de segurança. 

Pensar que, menos de cem anos depois desta foto, estaremos debatendo não apenas construções mais gigantescas que as do início do século XX, mas a utilização de aparatos de robotização em projetos e execução que saem cada vez mais do campo da ficção para a realidade.

Contar com drones nos canteiros de obras, conectados à tablets ou smartphones, não apenas facilita como agiliza os serviços que antes contavam apenas com trabalho humano braçal. E muitas vezes com a sorte já que se localizam em locais mais inacessíveis ao olhar.
Segundo o artigo citado no primeiro parágrafo, &q…

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.