Sincronicidades, viagens e aprendizado

Sincronicidade. Aquilo que chamamos também de "coincidência significativa". Ou o que chamo de chamados da Vida. Sempre acreditei que os sinais que precisamos estão a nossa espera quando nos abrimos para eles. 

Essa semana fui a São Paulo para assistir uma palestra sobre sedentarismo e sobrepeso. Até aí tudo bem. Um vapt vupt de um dia. Mas já no avião tive uma experiência de sincronicidade que me mostrou um caminho: nada na vida é insuperável, nada na vida é tão seguro que não possa ser sacudido, nada na vida é tão perigoso que não possa ser enfrentado. Um sinal.
Impossível ir a um evento sobre sobrepeso e não pensar em comida.E lembrar a grande lição para quem tem algumas gordurinhas a mais: comer bem também é uma escolha. Eu sempre brinco que basta ver como gordos e magros comem em um bufê para entender a diferença entre eles. Mas não é bem assim para quem está MUITO acima do peso. Obesidade é sim doença segundo a AMA.

E isso significa um grande avanço já que os obesos passam a contar com tratamento médico, com uma maior atenção e menor preconceito. Principalmente porque a população está engordando, já existem crianças obesas e fala-se na possibilidade de haver uma regressão da expectativa de vida daqui umas décadas em função desse sobrepeso.

Além de ser doença, a obesidade pode fazer a pessoa adoecer. Existem várias morbidezes associadas ao sobrepeso exagerado. O Dr. Alfredo Halpern foi bastante enfático em mostrar esse problema e alertar para a necessidade de educação nas escolas para que as crianças aprendam a se alimentar bem. 


Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.
Carl Jung

Embora o Dr não tenha assinalado a cabeça da gente como fundamental no processo de emagrecimento, ou melhor de vida saudável, eu acredito que existam casos e casos. Já vi muita gente que fez cirurgia bariátrica e engordou tudo de novo porque continuou com "cabeça de gordo". Ou seja, não mudou por dentro e continuou a agir motivado pela compulsão por comer. Enfim, também para ser sarado, magrinho e se manter assim é importante se conhecer, se descobrir. E então escolher. E super, super importante: se mexer! Exercício é fundamental. Sempre. 
Nesse mesmo dia pude conhecer o projeto Coletivo Floresta
Confesso que fiquei bastante impressionada com a proposta de parceria entre uma das maiores empresas mundiais e extratores de açaí no interior da Amazônia. Ainda não consigo entender exatamente como irá funcionar esse projeto a médio e longo prazo, pela diferença dos protagonistas. Mas meu lado otimista torce para que essa seja realmente uma forma inovadora de fazer negócios. Sem contar que o produto é muito bom. E eu sou consumidora dessa marca de suco.s
Até onde conseguimos discernir, o único
propósito da existência humana é acender
uma luz na escuridão da mera existência
Carl Jung

Nesse rápido passeio a São Paulo pude notar detalhes. Um canto de sustentabilidade afetiva no local do evento que faz aquela diferença que bate no coração e nos faz bem, sem que nos demos por conta. Um trabalho em papel na Liberdade, mistura de cultura que vem de longe mas que se mistura nessa miscelânea de gente que é o Brasil onde todos somos mestiços. E que bom que assim seja, porque contribuímos com culturas diversas para nossa riqueza. Um sacolão, um boxe, uma pessoa incrível. A Mara que faz comidas maravilhosas e é uma simpatia de gente. E os gatos da casa de meus amigos Oscar e Sil, que tem seus cantos arquitetonicamente projetados para sua comodidade felina. 

Mas o mais importante é e sempre será quem passa em nossas vidas. Gente que a gente cruza o olhar e sente que são especiais. Gente que a gente conhece, gosta, admira e sente um imenso prazer em acompanhar via internet. Coloquei aqui algumas dessas pessoas porque nesse dia em especial elas me acrescentaram e me mostraram coisas que precisava ver em mim mesma. Sincronicidades.
E um carinho especial aos queridos Sil e Oscar que são parte de minha família do coração. Entro na casa deles como se estivesse na minha.  
Sincronicidades. Quando as tais coincidências mais que significativas passarem pela sua vida, esteja aberto para que elas entrem dentro de você. Deixe-se ser. E estar com.


Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
Carl Jung

E para quem achar que esse post nada tem a ver com Arquitetura, sinto lhe informar que você esqueceu a lição fundamental: arquiteta-se para pessoas, com pessoas, com paixão, com alma. 

Comentários

  1. Querida,

    que delícia te reencontrar!

    Para nós sempre fica aquele gostinho de quero mais, para não fugir do tema do post, precisaríamos de muito mais tempo juntos para satisfazer esta gula...

    Oscar & Sil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros