8 Tiny cabanas para inspirar sua alma

Imagem
Na esteira das mudanças de anseios pelas quais passa a humanidade, vemos o incremento das chamadas " tiny houses ". Tiny vem do inglês muito pequeno, e assim foram batizaram casas ou cabanas com pouquíssimo espaço e muito aproveitamento. Seja para casas de veraneio, espaço de trabalho ou mesmo para residir, a experiência de viver apenas com o indispensável, parece ser das tendências mais interessantes dos tempos atuais. Até porque contrapõem de maneira bastante enfática toda uma sociedade de excessos em consumo e usos. Separei aqui 8 exemplos de tiny cabanas que são altamente inspiradoras para alimentar essa ideia de forma prática. Muitas delas são vendidas como forma pré-fabricada.  A primeira delas é  aVOID . Com 8 metros quadrados, o jovem arquiteto Leonardo di Chiara projetou uma pequena casa, inspirada em barcos de sua infância.   Pode ser acoplada a um trailer e, por meio de dobragens consegue múltiplas possibilidades de uso. E ainda conta com um mirante/janela na parte

Estimulando as crianças com os espaços

Criança merece de nós, profissionais do espaço, uma atenção muito especial. Criança precisa de estímulos para desabrochar, para deixar sua criatividade natural florescer, se deixar sair. Na verdade todos nós precisamos, mas as crianças estão talvez mais abertas que a maioria dos adultos e não precisam de espaços caretas e pensados pelos e para os adultos.

Um tapete que seja um jardim. Quem de nós não adoraria brincar em um local assim? Só cuide se houver alergia, aí seria interessante um material que permita uma limpeza mais efetiva e que não junte ácaros.
Paredes de estímulos táteis são um fantástico campo de descobertas e não são difíceis de fazer. Assim como os mapas e mesmo um universo de descobertas que pode ser feito com pintura magnética e planetas em feltro ou mdf pintado e com um ímã. Grandes lições sobre como funciona o mundo, a atração dos planetas pode ser feito em uma simples parede.  
Uma parede do quarto ou do local de brinquedos (para quem os tem) pode abrigar um espaço de aprendizado bem interessante com um quadro negro (ou verde), espaço para exposição das obras de arte feitas e caixas para os materiais. Um modelo bem bacana e simples de fazer está na figura abaixo.
E falando em quadro negros, que tal se eles forem feitos de modo criativo? Tanto pode ser uma pintura com adesivos por cima, como podem ser pedaços de mdf pintados e colados em uma parede colorida. As crianças agradecem o carinho!
Construir uma casinha também pode ser um exercício super importante para o conhecimento e apropriação do espaço. Há várias maneiras de construir móveis e é legal que as crianças participem do processo de criação. Pode-se trabalhar com elas a noção de escala, de harmonia, de relação entre objetos.
Uma árvore que abrigue um mobile de origamis permite variados estímulos. Desde a brincadeira lúdica de lidar com formas, cores e volume. Entender a relação entre as duas e três dimensões, praticamente uma tela de 3D sem precisar de óculos!
As possibilidades são infinitas e podem ser feitas em companhia das crianças. Pedir a elas que desenhem e descrevam seu mundo, como gostariam que fossem seus quartos e casas pode revelar possibilidades muito, muito bacanas! 

Fonte das imagens

Leia mais postagens sobre crianças AQUI

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura