Espaços versáteis

Fonte
Cada dia mais preciosos. Já foi-se o tempo em que as casas e apartamentos ofereciam um canto para cada coisa e um espaço para cada função. Cada vez mais corredores viram escritórios, salas convivem com home offices e se precisa de móveis que exerçam várias funções. Um escritório pode ser mini e ser super gostoso como no exemplo acima. Até cantinho para descanso ele tem.
Fonte
Aqui um exemplo de loft que reúne várias funções. Aqui o recurso usado foi a altura. Bom para quem tem pé direito duplo.
Fonte
A clássica e sempre bem vinda TV giratória serve como divisória e marca espaços de forma bem ágil.
Fonte
Quem tem espaço pequeno tem que fazer um planejamento minucioso antes de sair comprando móveis. Corre um risco maior de ficar com sofás e armários super dimensionados. Algumas vezes é preciso fazer móveis especiais, o que é um contra senso já que, geralmente, quem mora em imóveis menores é quem tem verbas também menores para decorar sua casa.

Então, antes de comprar, tenha em mãos a planta cotada. Se for a planta de compra, cheque as medidas, pode haver alguma diferença. Se você não conta com um profissional lhe auxiliando, procure ver medidas padrão de móveis e antes da compra, faça um desenho deles, em escala, e coloque na sua planta. Meça os espaços de circulação. Lembre que eles são fundamentais em espaços. Em menores são ainda mais importantes. Escreva também tudo o que for precisar e que tipo de função vai ser feita em cada espaço. Assim fica mais fácil saber o que vai precisar realmente e pode ficar mais imune às tentações em lojas que ofertam tantas maravilhas. Muitas das quais você nem vai saber onde colocar depois.

Lembre das instalações. Cada aparelho vai necessitar tomada e é necessário ver se o número e distribuição dos disjuntores é compatível com as necessidades.

Enfim, mesmo que vá mobiliar sozinho, planejamento é fundamental! Fica a dica do Arquitetando Ideias

Leia mais postagens sobre espaços pequenos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros