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Espaços para atacar o sedentarismo em casa

Dia 11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e é super importante que estejamos bem atentos porque a população, inclusive a brasileira, vem aumentando de peso com o passar dos anos. Esse problema afeta inclusive crianças, segundo o que soube em um encontro com o Dr. Alfredo Halpern que tratou exatamente sobre esse tema - Sedentarismo e Sobrepeso. Falei sobre ele AQUI. O Dr. Alfredo reafirmou o que já tinha ouvido em outro encontro sobre a necessidade de fazer exercícios e ainda disse que 30 minutos diários já fazem diferença na nossa saúde.

E fiquei pensando em como a arquitetura e o design podem ajudar proporcionando espaços para que a prática de exercícios possa se tornar uma rotina nas nossas casas. E de preferência de forma prazerosa.  
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Bem sei que nem todos podem contar com um espaço específico para fazer uma academia. Mas para quem pode dispor de um, ele nem sempre precisa ter maquinário caro. Vejam no exemplo acima.

Mas confesso que babei por essa instalação super compacta e que tem tudo! Cabe em qualquer lugar e me pareceu super prática para quem quer ter uma academia em casa e não tem esse espaço todo!
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E nas minhas pesquisas achei vários exemplos, uns bem lúdicos e por isso mesmo super interessantes, como essa casa meio caracol, onde se pode estar, andar e brincar...
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E esse espaço infantil me encantou por proporcionar estímulos para que os pequenos se mexam e se enriqueçam imaginando mundo incríveis pela diversidade de cores e formas. Hoje as crianças estão muito restritas às suas casas, aos equipamentos eletrônicos, ao não se mexer. O que resulta em problemas futuros (e presentes) de sobrepeso que nós, os mais velhinhos, não tínhamos porque a rua era nosso play ground com todos os seus meios de correr, andar de patins, brincar de amarelinha, jogar com amigos e gastar muita energia. E é um espaço de fácil construção. Ensinar nossas crianças a ter bons hábitos é uma de nossas tarefas mais prementes já que se especula que pode haver uma diminuição na taxa de longevidade daqui uns 25 anos exatamente pelo número de crianças com sobrepeso hoje.
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Para os mais nerds de agora sempre há um jeito de navegar sem esquecer de se mexer. Um pouco de exagero, concordo. Eu diria que é mais salutar arrumar uma hora para sair de bike por aí, olhando o sol e a paisagem.
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Essa ideia eu amei! Que tal pegar uma peça da casa e transformar em uma pista de dança? Não é complicado e pode ser uma maneira super estimulante de se mexer e soltar o estresse. Me inspirei em minha irmã que quando estava muito tensa, colocava um sambão e dançava. Mas sem preocupação, sem coreografia, dançava para ela. Para ser feliz. 
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E mesmo os mais ratos de biblioteca - e me incluo entre eles - também podem bolar uma maneira de sacudir a poeira e fazer uns 15 minutos de exercícios por turno (os 30 minutos lembra? Podem ser divididos em 15 e 15...)
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Oportunidades não faltam, é só colocar a mente para funcionar e deixar de lado a preguiça. Se não der para fazer nada disso, levante ao invés de usar o controle remoto. Pare um andar antes e suba um lance de escada. Deixe o carro na garagem e vá de bike. Pare uma parada antes e ande. Seu corpo vai agradecer com certeza.

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