MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Arquitetura para as pessoas - WikiHouse

Em 2012 eu estive em Florianópolis assistindo o seminário Social Goods BR e fui apresentada a um rapaz muito interessante, o Dinho.

Ele me falou, na época de um projeto que estava desenvolvendo de trazer para o Brasil uma maneira de fazer habitações usando uma máquina. Fiquei com aquilo na cabeça, pensando em pesquisar mais e postar aqui. O tempo foi passando, eu fui vendo outras coisas e a tal máquina de fazer casas ia ficando para trás, até que achei um email estudantil que falava de uma palestra TED de nome bem interessante: Arquitetura para as pessoas e pelas pessoas. E gente! Olha lá a máquina que o Dinho falava!  
Fonte
A ideia parte do principio que os arquitetos trabalham para uma parcela mínima da população mundial que pode pagar e construir. E é bem mínima mesmo. Pensando nisso e em meio à crise mundial que afetou o setor de construção civil, o arquiteto Alastair Parvin teve uma ideia prá lá de interessante:

 "E se ao invés de arquitetos criarem edifícios para aqueles que tem condições de encomendá-los, cidadãos comuns pudessem projetar e construir suas próprias casas?"

Era a origem da WikiHouse. Basicamente é "um kit de construção de código aberto que possibilita que praticamente todo mundo possa construir uma casa, em qualquer lugar." Calma lá colegas, antes que comecem a jogar pedras, lembrem que estamos falando de uma população que não tem acesso aos arquitetos mesmo. 
Fonte
E sim, a WikiHouse Rio já está em ebulição. A máquina necessária já foi adquirida.

Saiba mais AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros