MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Telhado verde e container - boas soluções

Quando se fala em aproveitamento de conteineres para outros usos, especialmente os que implicam no uso por pessoas, é sempre preciso pensar em como prover condições de habitabilidade, em especial nas questões de conforto térmico. Aqui no Rio de Grande do Sul tivemos experiências de escolas de lata, como eram chamadas as escolas feitas em conteineres e que sofreram uma série de objeções em função de serem quentes no verão e frias no inverno. Porque cá entre nós, não adianta aproveitar um container lhe dando um novo uso, se for para usar um acondicionamento artificial, não é verdade?.

Uma pesquisa do NUTAU abordou esse tema de usabilidade em Habitando o Container. Ventilação cruzada, chaminé térmica, painel solar e cobertura vegetal foram planejados para que os habitantes tivesse maior conforto e pudesse aproveitar as características de baixo custo e mobilidade que um container oferece.  


Fonte
Uma das alternativas para proporcionar um melhor conforto é o uso de cobertura vegetal. E separei aqui exemplos de duas empresas, sendo uma nacional, do uso de vegetação no telhado. 
Fonte
Além do uso em conteineres, eles podem ser usados em abrigos temporários, como esse de bikes, e mesmo em abrigos de ônibus.

Fonte
Fonte
E essa cobertura verde pode ainda ser usada nas paredes como mostra esse exemplo acima.

Ou seja, é uma alternativa viável, mas deve ser bem planejada para que possa ser usada com conforto.

Leia AQUI mais postagens sobre aproveitamento de conteineres e AQUI sobre telhados verdes

Vejam aqui as Medidas de Conteineres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros