MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

O que saber antes de fazer sua reforma

O que ter em mente quando se quer fazer uma reforma? Em geral as pessoas sabem que algo não funciona e tem que ser mudado, mas como colocar isso em um papel e poder dizer para o seu arquiteto? Foi o que achei garimpando blogs na Shelter Architecture 

1. Tire um tempo para definir a (s) questão (s)

Belo conselho. Em geral os clientes vem com uma lista de ideias que também garimparam na web e já pensam em soluções. Não, o processo começa com perguntas. Ao invés de pensar em aumentar peças que tal pensar em como otimizar as existentes para as necessidades que você tem. Peça por peça, faça uma lista de questões de tudo o que você tem necessidade em cada uma delas.



2. Tenha em mente as possibilidades financeiras

Condicionante básico para qualquer projeto. Definidas as perguntas, defina o quanto vai ser gasto com as soluções. Não se atole em dívidas e leve em conta que toda reforma tem surpresas, reserve uns 20% a mais para elas. Pelo menos.   





3. Medidas, medidas, medidas

É super importante fazer uma medição completa do imóvel para saber o que existe de verdade ali. Saber como é a estrutura também ajuda a não fazer fantasias com o que não pode ser feito, ou vai exigir mais gastos do que o item dois definiu. 




 4. Não tenha pressa

É super comum as pessoas pensarem em reformar, contratarem a mão de obra e aí saírem atrás de um planejamento. Isso se chama correr atrás dos bois. Um bom projeto, que evita problemas em obras, leva tempo. Segundo os autores da postagem, "dependendo do escopo e complexidade do projeto levam de 3 a 6 meses a partir do início do projeto para o início da construção. Projetos maiores, podem demorar ainda mais do que isso." Pegar obras andando ou com o mestre na porta esperando nem sempre consegue os melhores resultados. 


5. Época do ano


Tenha em mente que mudanças climáticas podem influir no tempo da obra. Portanto se houver previsão de mexer em telhados, leve isso em consideração. Assim como a pintura e gesso em tempo úmido demora bem mais para secar. Planejamento é importante.


Projeto Arq. Elenara Stein Leitão
Leia mais
Obra
Parceria- chave do sucesso
Obra é gostoso

Veja mais em Antes e Depois

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros