Pular para o conteúdo principal

O que saber antes de fazer sua reforma

O que ter em mente quando se quer fazer uma reforma? Em geral as pessoas sabem que algo não funciona e tem que ser mudado, mas como colocar isso em um papel e poder dizer para o seu arquiteto? Foi o que achei garimpando blogs na Shelter Architecture 

1. Tire um tempo para definir a (s) questão (s)

Belo conselho. Em geral os clientes vem com uma lista de ideias que também garimparam na web e já pensam em soluções. Não, o processo começa com perguntas. Ao invés de pensar em aumentar peças que tal pensar em como otimizar as existentes para as necessidades que você tem. Peça por peça, faça uma lista de questões de tudo o que você tem necessidade em cada uma delas.



2. Tenha em mente as possibilidades financeiras

Condicionante básico para qualquer projeto. Definidas as perguntas, defina o quanto vai ser gasto com as soluções. Não se atole em dívidas e leve em conta que toda reforma tem surpresas, reserve uns 20% a mais para elas. Pelo menos.   





3. Medidas, medidas, medidas

É super importante fazer uma medição completa do imóvel para saber o que existe de verdade ali. Saber como é a estrutura também ajuda a não fazer fantasias com o que não pode ser feito, ou vai exigir mais gastos do que o item dois definiu. 




 4. Não tenha pressa

É super comum as pessoas pensarem em reformar, contratarem a mão de obra e aí saírem atrás de um planejamento. Isso se chama correr atrás dos bois. Um bom projeto, que evita problemas em obras, leva tempo. Segundo os autores da postagem, "dependendo do escopo e complexidade do projeto levam de 3 a 6 meses a partir do início do projeto para o início da construção. Projetos maiores, podem demorar ainda mais do que isso." Pegar obras andando ou com o mestre na porta esperando nem sempre consegue os melhores resultados. 


5. Época do ano


Tenha em mente que mudanças climáticas podem influir no tempo da obra. Portanto se houver previsão de mexer em telhados, leve isso em consideração. Assim como a pintura e gesso em tempo úmido demora bem mais para secar. Planejamento é importante.


Projeto Arq. Elenara Stein Leitão
Leia mais
Obra
Parceria- chave do sucesso
Obra é gostoso

Veja mais em Antes e Depois

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…