Motéis e suítes - considerações

Não pensem que projetar motéis e suas suítes seja uma atividade muito fácil. Basta ver as existentes. Essa ideia da postagem me veio de uma leitura de madrugada. Uma amiga tuitou uma matéria que fez em um blog seu. Tecia comentários - super divertidos - sobre suítes de motéis de Porto Alegre. 

Fui fazer uma rápida pesquisa no Google e realmente, é quase tudo o que ela descreve. Algo não tão "moteloso" como a toda rosa abaixo. Que ganhou um prêmio aliás como design mais ousado numa casa cor da vida. Me desculpem a franqueza mas ela me parece reproduzir todos os clichês de um local de encontros....
Fonte
Só por curiosidade descobri que existe até motel para cachorros. Mas para que existem esses locais de alta rotatividade? Além dos motivos óbvios, de encontros amorosos, eles representam uma fuga do cotidiano. Por isso o apelo da fantasia.
Fonte
Mas por trás de todo apelo erótico, existem condicionamentos no projeto para que seja funcional e rentável. Manutenção é uma palavra mágica. Móveis, revestimentos, cortinas, devem ser duráveis e de fácil limpeza. Lembrem que são lavados quase de hora em hora. Sem falar nas atividades que são executadas no seu interior e que muitas vezes acabam danificando alguma coisa....
Fonte
Além dos condicionantes que os órgãos públicos estabelecem, há a questão estética. Em geral eles são feitos baseados em um apelo erótico meio clichê. Camas redondas - do tipo que não se usa em casa. Muito espelho para que as pessoas possam se ver. E ao parceiro. Ou aos parceiros. Luzes, pistas de dança, vários tipos de cenários para que as pessoas possam esquecer o dia a dia. 
Fonte
Mais bonitos ou mais caricatos, eles devem transparecer exatamente essa fantasia. Uma colega me disse que lhe foi pedido em um projeto de motel que ele parecesse ser luxuoso para agradar as mulheres. E ao mesmo tempo de custo enxuto para agradar aos homens. Bem machista. A bem da verdade isso esse comentário já tem um tempo. Hoje os tempos são outros.
Fonte
Motéis já contam com economia de energia através de energia solar, tem suítes com acessibilidade, alguns tem apelo ecologico  

Digamos que seja uma tendência de enxugar despesas e tornar o negócio mais rentável. Apesar da alta rotatividade, um motel tem muitas despesas. O uso de condicionadores artificiais é alto, o consumo de água também. A manutenção é bem complicada também. Essa equação entre renda e despesa é vital em qualquer negócio.
Fonte
Por isso vale tudo para chamar os clientes. Colocar um céu como pista de dança ou um campo de futebol para os aficionados. Vender fantasia é afinal o grande diferencial. Vale a pena investir nele. Veja AQUI dicas se quer montar um motel.
Fonte
Autor : Elenara Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros