MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Garimpando na web - evolução urbana de NY em 3D

Estava testando o Good Nows que é uma agregador de notícias por assuntos (e até é bem interessante) e encontrei esse canal Web Urbanist. Fui pesquisar e olhem o que achei ! Uma postagem de uma empresa que faz, através Google Earth, uma amostra da evolução urbana de algumas cidades. Coloquei abaixo a amostra de Manhattan que começa no final do século XIX até os nossos dias. A gente sabe que as cidades se adensaram, mas visto assim, em uma animação, nos damos conta o quão rápido (em termos históricos) isso aconteceu.

Procurei algum vídeo semelhante de cidades brasileiras, mas não achei. Alguns anos atrás eu tinha postado aqui um site com a Evolução Urbana do Rio de Janeiro que já era bem interessante, mas não tinha ainda essa agilidade dos vídeos como o abaixo.

E ele me chamou mais a atenção porque li no jornal de hoje uma matéria sobre como o desenvolvimento urbano deve estar cada vez mais voltado para as pessoas e fiquei pensando o quanto o adensamento sem limites acarreta de problemas para uma urbe: menos sol, menos aeração, mais trânsito, mais necessidade de infra estrutura bem dimensionada. Cada vez mais urge que nossas cidades sejam pensadas para todos. Para que todos possam ser mais felizes. 

Autor : Elenara Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros