MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Estilos: tendência definida extra muros?


 Vários clientes já me perguntaram no inicio de uma conversa qual seria o meu estilo. Como eu não tenho um estilo definido, pelo menos não do modo como eles definiam, a conversa parte para um outro raciocínio. Ou seja, mostrar que o projeto seria definido de acordo com as necessidades deles, os clientes.

Mas ainda me passa que essa opção por um ou outro estilo de moda não seja uma escolha assim tão aleatória de nossas revistas de decoração. Nada é aleatório nesse nosso mundo. As tendências do que vestiremos, das cores que usaremos e do que iremos necessitar são ditadas em gabinetes muito antes que possamos imaginar..

E eu tenho a sensação de que isso vem piorando com o passar dos anos. Gerações mais novas parecem ter o mesmo estilo. Não importa a que tribo pertençam, eles tentam ser diferentes usando os mesmos signos hábitos. Isso se reflete nas suas habitações. Mudam algum detalhe aqui ou ali, mas na essência são quase iguais.

Isso já seria um reflexo do pensamento único que domina nosso mundo?


Para pensar. (resgatando outro texto que escrevi em 2006 e ainda acho bastante atual)

Coloquei alguns espaços que fogem ao padrão de propósito. As fotos estavam em meu arquivo pessoal, não me lembro de onde as tirei.

 Autor : Elenara Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros