Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Eco Boulevard - árvores artificiais sustentáveis

Um bairro novo em Madri. A necessidade de criar espaços de convívio que estimulassem o encontro e auxiliassem o micro clima urbano, um local meio árido. Eis o mote do Projeto de Belinda Tato e sua equipe: O Eco Boulevard de Vallecas, vencedor de um concurso para estimular a região.   


"O projeto é um compromisso com o espaço público como lugar de encontro, que é a essência da cidade compacta, a cidade do Mediterrâneo".Belinda Tato
A ideia foi a construção de três grandes cilindros que funcionam como árvores. E justo para que o ambiente pudesse contar com verde e suas vantagens, que se fosse esperar pelo crescimento de árvores reais levaria muito tempo. E a necessidade era agora.
Utilizando 90% de materiais reciclados e energia solar através de painéis na parte superior, as estruturas apostam em soluções que privilegiem o encontro sem gerar resíduos ou consumir grandes quantidades de energia e verbas.

Pelo que entendi, seriam como árvores artificiais que cumpririam o papel de propiciar um clima agradável em um local de múltiplos usos até que as árvores de verdade cresçam. Aí podem ser desmontados e reciclados.
 

Utilizando ventos e evapotranspiração para irrigar as plantas, o sistema é capaz de aumentar umidade relativa do ar e reduzir a temperatura.






Um projeto interessante, sem dúvida. Não sei se esteticamente bonito, a mim parecem mais com usinas do que com espaços lúdicos. Acho que me agradaria mais se fossem involucros de fábricas ou de atividades geradoras de poluição ambiental. Mas não posse deixar de reconhecer que tem potencial.
Fotos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros