8 Tiny cabanas para inspirar sua alma

Imagem
Na esteira das mudanças de anseios pelas quais passa a humanidade, vemos o incremento das chamadas " tiny houses ". Tiny vem do inglês muito pequeno, e assim foram batizaram casas ou cabanas com pouquíssimo espaço e muito aproveitamento. Seja para casas de veraneio, espaço de trabalho ou mesmo para residir, a experiência de viver apenas com o indispensável, parece ser das tendências mais interessantes dos tempos atuais. Até porque contrapõem de maneira bastante enfática toda uma sociedade de excessos em consumo e usos. Separei aqui 8 exemplos de tiny cabanas que são altamente inspiradoras para alimentar essa ideia de forma prática. Muitas delas são vendidas como forma pré-fabricada.  A primeira delas é  aVOID . Com 8 metros quadrados, o jovem arquiteto Leonardo di Chiara projetou uma pequena casa, inspirada em barcos de sua infância.   Pode ser acoplada a um trailer e, por meio de dobragens consegue múltiplas possibilidades de uso. E ainda conta com um mirante/janela na parte

Esperando o rio e antevendo o futuro

Esse grupo holandês chamado de Observatorium tem uma proposta para lá de interessante. Através de intervenções, inclusive obras arquitetônicas, eles procuram criar relações entre arte, paisagem e na sociedade. 

Essa estrutura, por exemplo, feita com tábuas usadas foi erguida para a Emscherkunst que é uma exposição de arte visual, por ocasião do Ruhr2010. A proposta era, através da construção de um ponte coberta sobre um leito seco, esperar á agua voltar. Hoje é um canal de esgoto, mas dentro de algum tempo voltará a ser um rio novamente. Para antecipar esses novos tempos, convida-se as pessoas a esperarem por eles nessa ponte de estar.
 É uma proposta bem legal que me fez chegar ao grupo e ver quantas outras intervenções eles vem fazendo por aí.


Gosto desse tipo de proposta. Além de divertida, ela marca com atos e obras concretas e faz refletir, faz pensar, faz antever o amanhã. E o que ele pode ter de melhor.

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura