Ideias para tornar a casa mais aconchegante no inverno

Imagem
O frio chega na região sul com a força do inverno. Os dias se tornam mais cinzas, a cerração cobre as manhãs, os gramados se cobrem de geadas. O coração se aperta pelos que nada tem. O inverno é um estágio da natureza, um resguardo para uma nova primavera, nos ciclos que marcam o mundo e as nossas vidas. O mundo se contrai e se expande. E nós com ele. Aos que tem a benção de ter uma casa, coloco abaixo algumas inspirações de como trazer mais aconchego aos lares.   Inverno É tudo o que sinto Viver É sucinto Paulo Leminski Cores e animais trazem sempre um clima de calor aos lares. Hora de colocar mantas , almofadas coloridas, materiais felpudos e muitos locais onde se deixar ficar para curtir uma série, uma música, uma sopa.     Quem vive em regiões mais frias sabe como é difícil acordar e sair debaixo das cobertas. Especialmente quando usamos edredons de penas, muitos travesseiros e deixamos nossos quartos com a cara do aconchego .   Redes no inverno? Sim e com certeza! Um canto especi

Reforma entregue - antes e depois ( e durante também)

Quando entrego uma obra é sempre como se desse asas a um filho, nunca é algo muito fácil. Me apego aos espaços, já falei sobre isso AQUI.
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
O mais bacana é ver esse processo que se desenrola, desde o primeiro contato com o cliente, quando vamos ver o local, quando conseguimos antever em paredes antigas e condições nem sempre muito bonitas, um potencial de espaços que podem vir a se tornar cheios de luz e utilidade.
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
E por isso gosto de ir registrando o Antes, Durante e Depois. Aliás é um dos aspectos que mais gosto de analisar em minhas pesquisas de espaços. A gente perde a memória depois de pronta a obra de como ela era...

Nesse caso, em particular, uma casa antiga, deve ter em torno de 100 anos. Um ponto privilegiado, espaço para muitos carros! Um verdadeiro achado. Isso pode ser quantificado por qualquer corretor. Mas ela tinha algo mais. Talvez por ter sido alugada para um centro espírita, talvez por ter contado com gente feliz morando por lá, ela emana uma coisa boa. Sabem quando a gente entra em um local e se sente bem? Pois é, isso não tem preço. E não é dito apenas pela arquiteta, várias pessoas amigas da cliente também tem a mesma sensação.

Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Na primeira vez que fui na casa, a parte mais carente eram os banheiros e a cozinha. Ambientes escuros, mal cuidados. A proposta foi de uma derrubada de paredes ( a estrutura permitia) e uma transformação geral. A cozinha permaneceu no mesmo local, mas se transformou em cozinha americana, unida à sala.
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
A sala de estar ganhou uma lareira. O gesso acartonado foi o grade coringa da intervenção e gerou paredes, revestimentos de lareira e forros rebaixados que permitiram detalhes de iluminação.

Os banheiros, que eram junto à cozinha, foram demolidos e unidos à sala. Essa foi diminuída para dar lugar ao segundo quarto. O que já existia foi transformado em dois banheiros, cuja separação também foi feita com paredes de gesso acartonado.
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
Obra - Arq. Elenara Stein Leitão
O grande corredor de acesso foi minimizado com rebaixo de forro e efeitos de iluminação. E a área externa ganhou uma área de serviço fechada  por uma porta veneziana.

E eis mais uma obra alçando seu voo. Adorei fazer esse trabalho, foi como revitalizar uma parte histórica da cidade. Na fachada não fizemos alterações, além da pintura com verniz anti pichação exatamente para não descaracterizar o entorno e também não chamar a atenção para a casa, coisa bastante complicada nesses nossos inseguros tempos atuais. 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Curta no Facebook  Assine no Flipboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros