MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Moradia estudantil com eficiência energética


Edificios com uma volumetria movimentada são projeto do escritório esloveno Ofis Architects para acomodar estudantes em Paris. Eu particularmente gostei do resultado, me soa como uma caixa de armar, uma proposta que parece se movimentar, algo que tem a ver com estudante que está em constante desenvolvimento.


 




O terreno é estreito, uma testada de 11 metros por 200 de profundidade, mas a proposta permitiu 192 estúdios com o mesmo tamanho e programa enxuto. Terrenos com esse feitio são um desafio para arquitetos. Há que resolver a questão da ventilação e insolação sem cair na mesmice de prédios em linha.


Ventilação cruzada nos quartos, ampla iluminação natural nas escadas e corredores, painéis fotovoltaicos no telhado geram eletricidade, recolhimento de água da chuva para regar espaços verdes fazem desses prédios uma proposta que procura contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade.   

Gostei da proposta dos corredores, é dinâmica e parece não ser muito cara. Bem interessante. Veja mais AQUI


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros