Toyo Ito - Pritzker 2013

O prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura, saiu pela sexta vez para um arquiteto que atua no Japão. Em 2013 o premiado pela inovação e pela vontade de sempre ir além em termos de Arquitetura o arquiteto Toyo Ito. Nascido em Seul, na Coreia do Sul, fez sua vida profissional no Japão.
 "Na sociedade contemporânea, eu acho que 99% da arquitetura tornou-se um instrumento para atividades econômicas , e eu lamento muito por isso. Porque eu acho que a arquitetura é algo que conecta as  pessoas.A  arquitetura deveria se tornar uma forma de cooperação, um corpo co-operacional entre pessoas, ela não deve ser algo que é controlada pela economia, mas que cria uma relação de confiança entre elas. Isto é o que os arquitetos devem fazer quando criam arquitetura. Toyo Ito Fonte

Entre as considerações do júri podemos destacar algumas palavras que justificam o prêmio:
  • Inovação conceitual
  • Sintaxe pessoal de arquitetura
  • Técnica com clareza formal
  • Alto grau de síntese
  • Responsabilidade social
odas elas apontam para um arquiteto completo que domina técnica, que se renova, que pensa nas pessoas que irão usar seus projetos, que propõem para frente. E uma das mais bonitas que li sobre ele e que apontam o verdadeiro mestre:
 
 
 
Ele é um pioneiro e incentiva os outros a se beneficiar de suas descobertas e para que eles avancem em seus próprios caminhos. Nesse sentido, ele é um verdadeiro mestre que produz oxigênio ao invés de apenas consumi-lo.”





AD Interviews: Toyo Ito from ArchDaily on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?