Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Apertamentos para viver

 É possível viver qual sardinha enlatada? Esses dias postei sobre a Arquitetura da Densidade e eis que me deparo com um artigo que é continuação do assunto, mas mostrando o interior dos mega prédios mostrados nas fotos do outro post. A íntegra do que li está AQUI.

A primeira vista pensei que era um assunto sobre acumuladores, mas ao olhar as fotos de perto, vi que eram na verdade micro espaços transformados em casas. E o que parecia acúmulo é na verdade, o que deve caber em um porta malas de carro quando viajamos.

Embora os micro apartamentos possam ser considerados tendência em algumas cidades, basta ver que o conceito de espaço micro ainda guarda alguma diferença entre NY e Hong Kong. Ou talvez a diferença esteja no bolso também.

Nós, que nos queixamos dos apertamentos nossos de cada dia, talvez não soubessemos jamais viver em tais condições. Tomara nunca precisemos. Mas em países com uma densidade habitacional como a China, e especialmente em uma cidade onde o metro quadrado é artigo hiper valorizado, pode ser que não seja tão estranho viver assim. Mas é digno?

Para pensar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros