MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Reforma moderniza casa antiga na Holanda


Na cidade de Rotterdam um casal de designers e arquitetos se uniu a um outro estúdio de arquitetura e fez uma reforma de arrasar em um prédio antigo da cidade, localizado em um dos bairros mais pobres da cidade. 


Praticamente só deixaram o "osso" como se fala em jargâo arquitetês, ou seja, só as paredes exteriores ficaram de pé. E conseguiram um belo resultado nesse apartamento urbano, com as funções bem marcadas: 

  • No térreo uma oficina de laboratório no andar térreo (conectado a um jardim de bambu na parte de trás)

  • Estar nos dois andares do meio 

  • Terraço verde com casa de banho no piso superior e espaço de estar em dois andares no meio. 

 
Os autores,  Rolf Bruggink e Yffi van den Berg, com a colaboração do Estúdio Zecc Architecten, aproveitaram uma proposta da municipalidade de reurbanizar os antigos estúdios e transforma-los em casas únicas, transformando o programa e usando a caixa da estrutura antiga de maneira criativa e ousada. 

Criaram uma grande estrutura revestida em ripas de madeira em tons de cinza que permeia todos os andares e é parte de quase tudo: piso, plano de trabalho, escada, forro. E que serve também para a passagem da tubulação nova.

Veja um passeio panorâmico pela casa aqui.




Projeto: www.rolf.fr e www.zecc.nl

Fotos: Frank Hanswijk

Fonte: At Casa Corriere


Dica de Massimo Castoldi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros