MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Quarto pequeno ? Alguns truques

Os apartamentos estão com áreas cada vez menores...Pelo menos os que cabem no bolso da maioria das pessoas.

Os dormitórios então, vai ver, mal cabem os móveis básicos. E o pior, as camas tem aumentado de tamanho!

Fazer o que então ??? Claro, correr para contratar uma boa arquiteta (rsss). 

Mas existem alguns pequenos truques que você pode pensar, seja fazendo uma alteração sozinho ou com um profissional lhe auxiliando. 

Uma delas é colocando a cama em frente a janela. Existe um certo preconceito nosso (brasileiro) de usar essa opção, acabamos  por escolher uma ambientação mais padrão onde a janela fique livre. Mas tomando os devidos cuidados (telas), principalmente se tiver crianças e animais em casa, as camas funcionam bem em frente às esquadrias.  

Vejam esse exemplo de dormitório com móveis mais tradicionais, espelhos (outro bom truque) usados em molduras (mais economico porque é menor que usar um grande em uma parede), cores claras nas paredes, o que garante luminosidade e "aumenta" a peça. 





Nesse outro, mais moderno, o peitoril da janela já serve de mesa de cabeceira, com uma prateleira de apoio. 

Um móvel aéreo sobre a cama, mas leve e em tom branco, garante mais espaço para guardar coisas, sem pesar muito. 


  









Usar nichos na parede pode ser outra solução quando não há espaços para mesas de cabeceira. 

Em apartamentos mais antigos, onde as paredes são mais grossas, é mais fácil escavar a parede, se não houver alguma coluna, seja estrutural seja de tubulações). Cuide também com a fiação elétrica que possa estar passando no local.




Se a ideia não passa por mudanças em alvenaria, um bom projeto de marcenaria pode fazer milagres com pouco espaço. 

 


Veja esse exemplo super versátil. Uma cama que vira bancada de estudo, se tirar o futon e onde a escada de acesso serve para guardar muitas coisas! 

E se é um canto pequeno até dá para ousar com cores fortes!

  
E uma bela cabeceira, nesse caso, uma parede em adesivos ou papel de parede pode dar aquele toque de charme em um quarto pequeno e todo branco.

Viram como pequenos toques podem influenciar e muito um ambiente ? E vocês ? Tem algum truque que usaram em suas casas? Contem para nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros