MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Decoração a jato

Como decorar um quarto de Bebe - Decora
Uma das febres nas TVs e Internet são os programas de Decoração a Jato. Sabe aquele esquema de mandar uma carta ou video, e o programa vai até a sua casa, com seu arquiteto/a e equipe e em um dia transforma tudo. E a preço acessível ? Uma glória, não é mesmo? Faz o seu arquiteto parecer jurássico por pedir um tempo para pensar uma solução adequada para o seu espaço.

Pois aí é que reside um certo desconforto com todos esses programas. Nem eles fazem a sua decoração em um dia. Antes eles pensam, é obvio. Aquelas marcenarias, aqueles materiais alternativos ou usados de forma criativa tem pesquisa.

E a "feitura" em um dia deve ter lá os seus senões. Fico imaginando como se comportam as pinturas. Vejo portas serem pintadas com esmalte, paredes recobertas, camada sobre camada, sem muita secagem...Enfim, funciona na TV, mas na prática, será?

Mas fora algum ou outro desconforto com os projetos a jato (é obvio que as soluções nem sempre são as mais funcionais e os custos nem sempre são tão acessíveis assim), os resultados são bem interessantes. Um desses programas que mais gosto de ver é o Decora na GNT. Quer conferir ? Tem vários videos lá no site. Eu vejo no NOW da Net ou na Muu TV (no tablet).

Enfim, é uma vertente para buscar inspirações e ver que dá para fazer coisas bacanas com espaços as vezes bem detonados. Vale a diversão. Fica a dica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros