Pular para o conteúdo principal

Blog Retrô 2012 - revisitando assuntos

Quem me lançou esse desafio foi a Fernanda Reali no Twitter. 

Ela me repassou um convite da Elaine Gaspareto para fazer uma retrospectiva do ano que passou e mostrar aqui quatro postagens que tivessem os seguintes enfoques:

  1. Qual sua postagem mais querida em 2012? Qual te deu mais prazer em fazer?
  2. Qual sua postagem mais popular, a que mais as pessoas gostaram, a mais comentada em 2012? Qual o motivo, você sabe?
  3. Qual sua postagem menos popular em 2012? Qual seria o motivo?
  4. Qual sua postagem mais pessoal, aquela onde tinha realmente um pouco mais de você?
E lá me fui a pesquisar as minhas quase 365 postagens de 2012. Não foi muito fácil escolher, algumas me pegavam mais por um lado, outras por outro. Mas enfim lá vai a minha seleção.






Minha postagem mais querida em 2012, a que me deu mais prazer em fazer

Inspirada ( e desafiada) pela Samantha Shiraishi fiz um breve relato das mulheres que me antecederam na minha família e a quem devo exemplos de vida, de postura e de amor. Existe um periodo de nossa história que ela é contada pela vida e feitos de homens. E tantas de nossas conquistas atuais devemos à mulheres anônimas que fizeram sua história e lavraram suas conquistas com luta, com garra, com sofrimento, com amor. E tantas mais existem por esse nosso mundo. Era um projeto da Sam de levar adiante em forma de vários relatos, quem sabe um dia se escreva as histórias dessas mulheres que ergueram suas forças e foram à luta. Adorei escrever esse breve relato, foi bom demais! 

 Qual minha postagem mais popular, a que mais as pessoas gostaram, a mais comentada em 2012? Qual o motivo?
  
Blog de arquiteta gaúcha...só podia bombar churrasqueira mesmo! E foi sucessão, não só pelas fotos de vários ambientes mas pelo video ensinando a construir uma churrasqueira de alvenaria. 
Aqui em Porto Alegre um dos requisitos mais procurados é churrasqueira no apartamento. É item que nem se discute mais, os novos tem. De qualquer tamanho, sejam de luxo ou econômicos. E nos antigos, se for possível, se faz uma adaptação.
Qual minha postagem menos popular em 2012? Qual seria o motivo?
 
Koo dois em um para bebes

Quando eu vi essa cadeira que vira berço ou vice versa, eu juro que achei tão lindinho que imaginei que ia fazer o maior sucesso. Afinal de contas, é polivalente, é um conceito interessante, economiza espaço...mas não. Não despertou muito interesse. Até hoje não sei bem porque.... 




Qual minha postagem mais pessoal, aquela onde tinha realmente um pouco mais de mim?
É um projeto pessoal meu, já tem uns cinco anos e que me proporcionou muitas coisas interessantes. Mais mobilidade, mais amizades, mais possibilidades profissionais. Mais vida!
Enfim, de vários assuntos que tracei nesse ano que passou foi interessante fazer esse exercício de retrospectiva. Creio que os assuntos de mais sucesso de público nem sempre são os que mais me dão prazer em escrever. O fazer um blog - e manter o compromisso de postar quase diariamente - é um exercício de pesquisa, um aprimoramento profissional porque me obriga a ir atrás, a olhar com visão diferenciada vários campos que vão do projeto às dicas de como fazer. Da arquitetura de interiores ao panorama internacional, sempre mantendo o espírito de leveza e simplicidade ao escrever.
E você leitor? Qual assunto mais gostou de ler aqui ? Qual marcou mais? Qual foi mais querido ? Qual devo retomar ? Sua opinião é fundamental para mim.

Comentários

  1. Muito bom te conhecer mais. achei o berço realmente nada prático. o bebê se remexe e tibum no chão. Vou ler os outros teus outros posts agora!

    ResponderExcluir
  2. Elenara,

    Bem Interessante!

    Eu ADOREI Projeto Idosa Gostosa.

    Excelente Semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Elenara, muito obrigada por participar!
    Fui ler o post menos popular, e fiquei pensando que se eu fosse beb~e ia me tremer toda se me botassem nele rsrsrs

    Amei o projeto Idosa gostosa, ando pensando muito nisso!
    beijos e feliz 2013!

    ResponderExcluir
  4. Eu tb estou fazendo parte do BC e aproveitando conhecendo as postagens das amigas blogueiras.
    Já estou fazendo parte dos seguidores e aguardo sua visita no blog.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Elenara
    É bom saber das alegrias e até das menores (post menos lido e comentado)dos amigos da net!!!
    Fico feliz em ver que o bom foi muito forte pra vc e feliz...
    Bjs de paz e bem em 2013
    P.S. O projeto idealizado por vc está lhe rendendo alegria interior e isso conta muito na arte doce de blogar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…