Cozinhas "americanas" - algumas ideias

Cada vez mais se vê a utilização da chamada cozinha americana como uma opção de ambientação que serve também para aumentar espaços. 

Chamamos de cozinha americana a união da sala de jantar ou estar com a cozinha, seja através de uma abertura grande ou da derrubada de toda a parede que separa os dois ambientes. Não sei bem a origem do nome mas deve ser, com quase total certeza, herança do cinema e séries onde todos ficam em cozinhas que são separadas da sala por bancadas.  

Alguns cuidados básicos. O primeiro e mais importante: de ordem estrutural. Certifique-se que o seu imóvel comporte essa mudança. Não se derrubam paredes impunemente, mesmo que o seu pedreiro de confiança jure que não há problemas. Procure um profissional habilitado, vá atrás da planta estrutural para ver a melhor solução. Não brinque com coisa séria.
      
Se for viável a execução, veja se essa opção cai bem com o seu estilo de vida. Ela exige mais organização e limpeza da cozinha. Quem ainda gosta de muita fritura (e há quem...) não esqueça de instalar de uma bela coifa (se for possível). 

Tudo bem, você é organizado, adora uma permeabilidade de ambientes e gosta de cozinhar conversando com mais gente ? Então veja que há variadas soluções que permitem usar essa bancada como extensão, complemento ou como o próprio local de refeição.

Várias soluções de armazenamento podem simplificar sua vida, com lugar até para mini adegas. 

E se a questão for uma reforma com alguma economia, que tal usar adesivos imitando ladrilhos hidráulicos escondendo os velhos azulejos nas paredes? 

Uma boa solução para quem aluga apartamentos também e não pode gastar demais. Aproveitar madeiras de caixotes ou embalagens para portas de armários também pode dar um charme extra. 

Outra boa solução é aproveitar a própria alvenaria para fazer a bancada, usando madeira ou alguma pedra para o tempo. Ou se já não houver paredes, use gesso acartonado. Algumas vezes sai bem mais barato. 

Enfim, ideias estão aí mesmo. O importante é que elas estejam adequadas às suas necessidades. Por isso antes de fazer qualquer alteração, dê um tempo para o planejamento. Seja com um profissional ou por conta própria, planejar é fundamental para evitar dores de cabeça futuras. 

E não esqueça da luz, das tomadas...

As fotos eu tinha armazenadas no computador, salvo engano as achei no Pinterest. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros