8 Tiny cabanas para inspirar sua alma

Imagem
Na esteira das mudanças de anseios pelas quais passa a humanidade, vemos o incremento das chamadas " tiny houses ". Tiny vem do inglês muito pequeno, e assim foram batizaram casas ou cabanas com pouquíssimo espaço e muito aproveitamento. Seja para casas de veraneio, espaço de trabalho ou mesmo para residir, a experiência de viver apenas com o indispensável, parece ser das tendências mais interessantes dos tempos atuais. Até porque contrapõem de maneira bastante enfática toda uma sociedade de excessos em consumo e usos. Separei aqui 8 exemplos de tiny cabanas que são altamente inspiradoras para alimentar essa ideia de forma prática. Muitas delas são vendidas como forma pré-fabricada.  A primeira delas é  aVOID . Com 8 metros quadrados, o jovem arquiteto Leonardo di Chiara projetou uma pequena casa, inspirada em barcos de sua infância.   Pode ser acoplada a um trailer e, por meio de dobragens consegue múltiplas possibilidades de uso. E ainda conta com um mirante/janela na parte

Dia do Arquiteto - 15 de dezembro

Fonte Archdaily

15 de dezembro - se vivo estivesse Oscar Niemeyer estaria completando 105 anos. Infelizmente já não o temos aqui conosco, nós os que torcíamos que ele desse uma solene figa para a D. Morte e saísse sorridente e com um novo samba composto.

Ficam conosco sua obra, sua vida, suas frases. Tem quem o critique de várias formas, o que só mostra que teve atitude em sua vida e foi fiel à elas. Ganhador do maior prêmio que um arquiteto pode almejar, ele conquistou do CAU, o recém criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo brasileiro. O Dia do Arquiteto passa a ser comemorado no dia 15 de dezembro. Justo.

Ano passado, quando ele completou 104 anos, escrevi um post. Retiro de lá as palavras abaixo, elas continuam perfeitas.

Eu sei que muitas pessoas discutem se o que o Oscar faz pode ser chamado de Arquitetura, já que muitas de suas obras, prontas, tem alguns problemas funcionais. 

Seriam esculturas feitas para se usar ? Em que os homens teriam que se adaptar à beleza plástica das construções ? Acho que nesse momento não cabe aqui tecer críticas, mesmo que construtivas.


Aqui é hora de falar de um homem que seguiu suas convicções, criou e cria com prazer, teve a sorte de encontrar mecenas que apostaram em suas ideias. Mas a sorte também acompanha os gênios. Oscar Niemeyer fez da Arquitetura brasileira um exemplo mundial. E isso, antes da era da globalização, não era pouco.
Parabéns Oscar ! E você tem toda a razão:

"Camus diz em "O Estrangeiro" que a razão é inimiga da imaginação. Às vezes, você tem de botar a razão de lado e fazer uma coisa bonita." (Oscar Niemeyer)

Parabéns então a todos nós, que arquitetamos com beleza e razão, já que nem todos podemos ser gênios. A Arquitetura pede de nós responsabilidade e sonho. Pede conhecimento preciso e ousadia. Pede um equilíbrio nem sempre fácil de ser conseguido, mas que é nosso maior desafio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura