Tora Brasil, um luxo em madeira



Hoje vou compartilhar um dos muitos folders eletrônicos que recebo. Não tenho muito o costume de colocar linhas de produtos ou mobiliário aqui no blog, mas esses móveis da Tora Brasil, além de lindos, tem toda uma preocupação ambiental que vale a pena ressaltar. E esse não é um post patrocinado.  

Segundo o site da Tora Brasil, a madeira usada vem de florestas de manejo de impacto lá do norte do Pará. E o que seria um manejo de impacto? Um cuidadoso planejamento que vai desde o mapeamento da floresta até o seu corte e retirada. Há o cuidado com a preservação da floresta e sementes e da fauna existente. E inclui a construção das estradas, uso de equipamentos que não agridam o solo. Enfim, todas as etapas são cuidadosamente estudadas e planejadas para que causem o menor impacto possível.

E algo que li e achei muito bacana

"A Tora Brasil utiliza madeira (troncos) que normalmente são descartadas pela indústria moveleira, pois possuem um grau de aproveitamento muito baixo, pela quantidade de “defeitos” presentes nas toras. O que é defeito para indústria, para a Tora é o detalhe que torna o produto singular. É o design natural."

Obviamente todo esse cuidado tem um preço. O meu sonho é que cheguemos um dia a ter tudo isso por uma preço cada vez mais acessível o que vai tornar a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente uma escolha cada vez maior. É como o ovo ou a galinha. Quanto mais gente consumir produtos certificados tende a aumentar a escala, e teoricamente o preço. O que levaria a uma maior procura. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros