Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Cidades são feitas de quê ? De pessoas

Fonte
Favela vista sob o olhar de suas crianças. Projeto Morrinhos 2007 
Fonte
Torre de Davi. Pessoas se apoderam de um prédio inacabado em Caracas e o transformam em uma comunidade. Ganhou o Leão de Ouro para o melhor projeto do Exhibition Ground Comum Internacional 
Foto de Lucy Young - achei no Tumblr
Olhar de uma fotógrafa Lucy Young em uma província chinesa 


Fonte
Intervenção do artista plástico e fotógrafo francês JR na comunidade da Providência, a primeira favela do Rio.

Receitas de cidades ? Não existem. Cidades são feitas de pessoas e o que dá certo acolá, pode não dar aqui. Ou pode. O que vale é olhar com sensibilidade. E usar a técnica a serviço da sensibilidade.

Aglomerações, formigueiros humanos, esperam soluções. Uma delas, citada no vídeo abaixo: ouvir as pessoas. Saber o que elas querem, como vivem. Como se comunicam. E saber respeitar o diferente. 
E por favor, não pensar que somos dinamarqueses no Brasil !   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros