Pular para o conteúdo principal

Não suje a sua praia

Estou aqui, no meio do feriado e pensando nos milhões de pessoas que pegaram as estradas e céus e foram curtir um merecido descanso. Eu sou uma apaixonada por águas - praias e rios. E adoro passear por eles, sentir a energia boa que vem de estar ali, em contato.

E por isso mesmo fico indignada quando vejo alguém sujando a sua, a minha, a nossa praia. E sujar não é apenas se descuidar de ir até a latinha do lixo e descarregar o que restou do que se consumiu. Sujar é não providenciar um esgoto decente para sua casa ou comércio, é deixar lixo voando por aí que possa ir parar nas águas, é ter descuido e desleixo por você mesmo que usufrui de um lugar bacana e que também espera de você uma contra partida para continuar a ser bacana para seus filhos e netos.
Garopaba - SC - foto Elenara Stein Leitão.
Mas...infelizmente sabemos que a cada feriado, férias, domingo, festa, etc, restam nas areias de nossos mares e rios, toneladas de lixo. Como essa é uma trágica realidade não apenas em nosso país, no próximo sábado, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (15/09/2012), vão acontecer em vários locais do país ações coletivas para limpeza da orla. Mas vai além, o lixo recolhido será catalogado, vai servir de base para estudos e vai ser destinado à reciclagem. 

"São mais de 125 países mobilizando cerca de 35 milhões de pessoas em todo o globo no dia 15 de setembro, sábado; quando serão distribuídas mais de 40 mil sacolas de plástico reciclado e luvas - onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras campanhas e soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes: Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; demais doenças causadas nos seres vivos, sendo estas uma ameaça ao Planeta como um todo".Instituto Aqualung


Um projeto bem bacana que tem o apoio do Instituto Coca-Cola Brasil e coordenação da ONG The Ocean Conservancy, junto com o Instituto Ecológico Aqualung

Veja AQUI onde participar. MAS não espere até lá para ajudar. E nem faça isso só nesse dia. Já aproveite agora não sujando. Reclamando por cestos de lixo, levando o seu embora. Participe diariamente e a natureza agradece. 





Veja mais artigos sobre água e ações de limpeza :


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…