MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Morando nas nuvens



Na época em que andei me aventurando pelo Second Life eu tinha uma casa nas nuvens. Era uma terra dos sem terra. Lá nesse mundo virtual como no nosso, havia a questão monetária, ou seja quem tinha mais dinheiro, tinha mais acesso a tudo. Mas havia os libertários que compravam pedaços de espaço virtual e deixavam à disposição dos aventureiros como eu, que não curtem jogar a dinheiro.

Mas ao ver essa proposta de Cidade no Céu de Megatropolis me lembrei logo dessa minha experiência. A Inspiração é a flor de Lótus que é símbolo de pureza e elevação. Seria lindo ter espaços tipo paraíso onde se pudesse emergir da poluição, do estresse, da vida dura. Uma volta ao paraíso. Mas...

Isso também me lembra os condomínios fechados de hoje em dia, onde quem pode, se afasta e vive a margem da sociedade real. 

Pairar nas nuvens seria a solução ? Não creio. Como também não é solução global fazer de conta que o tempo voltou e que vivemos de adobe e de resíduos do que nós mesmos geramos. Eu mesma canso de postar móveis de paletes e de reaproveitamento. Mas isso é pontual. Não podemos perder esse foco. De nada adianta consumir loucamente e fazer de conta que somos legais porque nossa cama é um caixote. Mais vale que nossas utopias sejam realizáveis no dia a dia. Mais vale uma pequena atitude de generosidade e consciência que projetos fantásticos de uma sociedade que paire acima da que existe. 
 
  




City in the sky from Tsvetan T on Vimeo.\

Vi AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura